NOTÍCIAS

Callao discute como associar mobilidade com segurança viária

Fórum promovido pela prefeitura e Consórcio Tránsito Ciudadano contou com o consultor Philip Gold, que afirma ser possível conciliar melhoria do fluxo e da segurança

Publicado em
by4boofmx7ml5u6gjlm6

“O mito de que é impossível conciliar fluxo e segurança precisa acabar”. Este foi um dos tópicos abordados pelo engenheiro e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Mundial, Philip Gold, no 2º Fórum Por um Trânsito Mais Cidadão. O evento aconteceu no último dia 15 (quarta-feira) e foi promovido pela Prefeitura de Callao, na região metropolitana de Lima, e o Consórcio Tránsito Ciudadano, do qual a Perkons faz parte.
“O objetivo destes fóruns é de criar um espaço de reflexão, intercâmbio e de atualização das temáticas de mobilidade e segurança viária, tomando por base a experiência de Callao”, diz o diretor de negócios internacionais da Perkons, José Mario de Andrade.
Callao começou em julho de 2007 um amplo projeto de trânsito, envolvendo ações de engenharia – com a implantação de diversas tecnologias de gestão e fiscalização – e de educação, por meio de campanhas e promoção de atividades com crianças. Os resultados já estão sendo comemorados: os acidentes baixaram 74% e os índices de respeito à velocidade nos equipamentos é de 99%.
Segundo o gerente de transporte urbano de Callao, Jorge Villarreal, o fórum é mais uma ação importante porque “a discussão e intercâmbio de experiências auxiliam na elaboração de um conjunto de respostas viáveis e efetivas que contribuem para gerar o conhecimento e as condições adequadas para o avanço da região e de outros municípios”.
No evento foram abordados temas como gestão integral do trânsito, fiscalização eletrônica e plano nacional de segurança viária.
Em sua palestra, o consultor Philip Gold apresentou um panorama da segurança viária no mundo, políticas públicas exemplares e medidas para melhorar o fluxo e simultaneamente gerar mais segurança para pedestres em geral. “Pedestres, ciclistas e condutores mais idosos querem soluções para baixar a velocidade e aumentar a segurança. Os condutores querem soluções para melhorar fluidez. Parece incompatível conciliar as duas coisas, mas não é”, afirma.
Ele explicou ainda que a segurança viária está piorando nos países pobres devido ao crescimento da frota, condutores pouco capacitados, falta de investimento em educação viária, rodovias precárias, crianças que circulam sem supervisão de adultos, entre outros.
Em entrevista à Perkons, ele falou sobre sua percepção do trânsito da capital peruana e resume: “o que eu notei em Lima é que em geral eles têm calçadas de muita boa qualidade e bem conservadas. Mas, para atravessar a rua você arrisca a vida, pois não há boas condições de travessia por falta de sinalização e de fiscalização dos motoristas”.
Participaram ainda do fórum representantes dos Ministérios de Transporte e de Comunicação, de Saúde, de Educação, do Congresso Nacional, o Conselho Nacional de Segurança Viária, governantes locais, ITS-Peru, além de profissionais e estudantes ligados ao tema. Hoje estão reunidos todos os gerentes municipais do Peru para um encontro exclusivo com o consultor do BID.


Apresentação do grupo de teatro de educação viária da Polícia Nacional do Perú durante o fórum.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.