NOTÍCIAS

Atenção no trânsito é fundamental

por Dr. Alexandre Milagres*

Maior causa mundial de mortes violentas, o trânsito requer atenção

Publicado em

As campanhas de prevenção de acidentes de trânsito tem um denominador comum no final da história: ATENÇÃO.

Tudo o que possa contribuir para que percamos a concentração enquanto estamos dirigindo a 120km/h, ou atravessando uma rua a pé ou de bicicleta, deve ser evitado. Os acidentes ocorrem em frações de segundo. Vidas se vão porque, às vezes, não olhamos para os dois lados _ orientação simples que recebíamos de nossas avós quando éramos crianças. E são 1.300.000 vidas por ano.

Estamos iniciando a chamada “Década da Ação para Segurança no Trânsito 2011 – 2020”, plano lançado pela Organização Mundial da Saúde em março de 2010 _ Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas. Um planejamento global foi divulgado pela OMS.

Entre os acidentes fatais envolvendo automóveis, os jovens tem uma liderança no ranking impressionante. E assim como no trânsito, a adesão ao tabagismo tem maioria esmagadora entre os jovens, aí ainda na fase da adolescência. Esta é a razão de, ao trabalharmos tabagismo nas escolas com os meninos e meninas, estarmos sempre que possível estimulando-os à reflexão sobre como agir depois que prestarem exame para obtenção da carteira de habilitação para condução de carros e motos. Anualmente são 6.000.000 de mortes por doença relacionada ao fumo no mundo e 1.300.000 de mortes na insegurança no trânsito.

Muitos são os motivos para que percamos a atenção no trânsito: uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, cansaço, sono, estresse, velocidade incompatível com a via, velocidade excessiva, má conservação ou mau projeto da via, má sinalização da via e má conservação dos itens de segurança dos veículos.

Porém, uma coisa parece ser certa: temos um péssimo hábito de crermos que CONOSCO NADA VAI ACONTECER. Isto serve para que os jovens façam sexo sem proteção, para que a gravidez indesejada não seja evitada, para que tratamentos para tuberculose, diabetes e hipertensão arterial sejam interrompidos antes do tempo ou feitos de forma irregular, etc.

 

*Dr. Alexandre Milagres
Médico pneumologista.

Artigo originalmente publicado no Blog Fumar pra quê?, no dia 28/01/2011.

COMPARTILHAR

Veja

também

Uma das principais preocupações municipais é a gestão do trânsito

Como as cidades inteligentes apostam na tecnologia para uma gestão urbana mais eficiente

Lombada eletrônica completa 32 anos ajudando a salvar vidas 

Perkons celebra 33 anos de inovação e segurança no trânsito

Perkons Connect entra para o calendário nacional e passará por todas as regiões do país

Inovação e Gestão Urbana: temas centrais do Perkons Connect

Segurança no trânsito em foco no Perkons Connect

Primeira edição do Perkons Connect será em São José do Rio Preto

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.