por Dr. Alexandre Milagres*
Maior causa mundial de mortes violentas, o trânsito requer atenção
As campanhas de prevenção de acidentes de trânsito tem um denominador comum no final da história: ATENÇÃO.
Tudo o que possa contribuir para que percamos a concentração enquanto estamos dirigindo a 120km/h, ou atravessando uma rua a pé ou de bicicleta, deve ser evitado. Os acidentes ocorrem em frações de segundo. Vidas se vão porque, às vezes, não olhamos para os dois lados _ orientação simples que recebíamos de nossas avós quando éramos crianças. E são 1.300.000 vidas por ano.
Estamos iniciando a chamada “Década da Ação para Segurança no Trânsito 2011 – 2020”, plano lançado pela Organização Mundial da Saúde em março de 2010 _ Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas. Um planejamento global foi divulgado pela OMS.
Entre os acidentes fatais envolvendo automóveis, os jovens tem uma liderança no ranking impressionante. E assim como no trânsito, a adesão ao tabagismo tem maioria esmagadora entre os jovens, aí ainda na fase da adolescência. Esta é a razão de, ao trabalharmos tabagismo nas escolas com os meninos e meninas, estarmos sempre que possível estimulando-os à reflexão sobre como agir depois que prestarem exame para obtenção da carteira de habilitação para condução de carros e motos. Anualmente são 6.000.000 de mortes por doença relacionada ao fumo no mundo e 1.300.000 de mortes na insegurança no trânsito.
Muitos são os motivos para que percamos a atenção no trânsito: uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, cansaço, sono, estresse, velocidade incompatível com a via, velocidade excessiva, má conservação ou mau projeto da via, má sinalização da via e má conservação dos itens de segurança dos veículos.
Porém, uma coisa parece ser certa: temos um péssimo hábito de crermos que CONOSCO NADA VAI ACONTECER. Isto serve para que os jovens façam sexo sem proteção, para que a gravidez indesejada não seja evitada, para que tratamentos para tuberculose, diabetes e hipertensão arterial sejam interrompidos antes do tempo ou feitos de forma irregular, etc.
*Dr. Alexandre Milagres
Médico pneumologista.
Artigo originalmente publicado no Blog Fumar pra quê?, no dia 28/01/2011.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.