NOTÍCIAS

Ações Governamentais, Atitudes Positivas, mais civilidade e educação do condutor e pedestre. É o que precisamos no trânsito, em 2013.

por Luiz Carlos André*

Publicado em

Ações Governamentais (Federal, Estadual ou Municipal)

Vivemos o caos no trânsito de João Pessoa. O tema foi parte de importantes debates na recente eleição para prefeito e é uma das mais constantes queixas da população quando se fala sobre os principais problemas de uma cidade. A capital paraibana tem uma das melhores frotas de ônibus do país, mas não tem mobilidade para dar fluidez nos horários desse ônibus, quando chegam aos grandes corredores travam nos congestionamentos. Óbvio que em João Pessoa, o transporte de massa e as opções alternativas como ciclovias ainda não receberam a atenção que deveriam por parte dos gestores, e sem investimento na tão falada MOBILIDADE URBANA, estamos longe, muito longe, de oferecer boas opções para que a população deixe de usar seus carros, a fim de desafogar as ruas e avenidas.

Lembramos que até 2014, os gestores municipais devem colocar em pratica a LEI Nº 12.587, DE JANEIRO DE 2012. Que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Atitudes Positivas, mais civilidade e educação (Condutores e Pedestres)

Mas, fica a pergunta: será que estas mesmas pessoas que reclamam da situação do trânsito de João Pessoa fazem a parte que lhes cabe para, ao menos, tentar amenizar estes problemas? Essa é para refletir. Qual seu comportamento?
Por dois dias (04 e 05 de janeiro) fiquei a observar alguns comportamentos de condutores, pedestres e passageiros, quando o caos está instalado, na Av. Epitácio Pessoa, pude constatar que a tendência é que as pessoas imitem este caos em suas ações, as pessoas acabam repetindo os padrões errados adotados por outros motoristas e pedestres, não se sentem constrangidas em: buzinar, fechar cruzamento, parar sobre a faixa de pedestre, e em alguns casos engarrafam as aéreas próximas aos colégios quando vão deixar seus filhos, não se dão ao trabalho nem de parar uns 30, 50 metros antes ou depois. “Veja que exemplo nós damos para nossas crianças que estão em formação. E quanto ao pedestre, passam entre os veículos, atravessam as ruas sem os devidos cuidados, não utilizam a faixa de segurança e até xingam os condutores. “Constatei também que os agentes que deveriam ordenar o fluxo não aparecem e se não tem ordem ou punição, todo mundo faz porque não tem quem diga a ela que não faça”.

A maioria dos acidentes no trânsito acontece por infrações: uma invasão de sinal falta de atenção, presa de chagar ao seu destino ou alguém que dirigiu bêbado. Durante esses dois dias foram observados, casos de total desobediência no trânsito em especial logo após passar um ponto de fiscalização.

Mudança de hábito

A relação com o trânsito nas grandes cidades já vem influenciando algumas pessoas até mesmo a escolherem o seu trabalho em lugares de mais fácil acesso, visando exatamente uma melhor qualidade de vida.

Quando os nossos governantes irão se convencer de que as mortes no trânsito só diminuirão quando houver educação para o trânsito na escola?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prescreve no seu art.76 que “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios”. No Art. 19, XV, o CTB coloca como competência do DENATRAN “promover em conjunto com os órgãos competentes do MEC, de acordo com as diretrizes do CONTRAN, a elaboração e implementação de programas de educação de trânsito nos estabelecimentos de ensino”. E o mesmo DENATRAN é quem administra o fundo nacional de educação e segurança de trânsito, para o qual vão 5% dos valores das multas aplicadas aos usuários do país. Um dinheiro para ser aplicado em programas, campanhas e nas escolas. O máximo que acontece, é na Semana Nacional do Trânsito, algumas ações, no resto do ano, não se toca mais no assunto. E, assim, na maioria das escolas grassa a omissão. Defendo Educação para o Trânsito, integrando o tema Cidadania. Elementar! Complicada é a capacidade de as autoridades governamentais priorizarem este tipo de educação, em quanto isso não acontece, tudo fica como está: na escola pouca educação de trânsito, e na rua muitas mortes e confusão.

*Luiz Carlos André
Presidente da ONG ETEV

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.