NOTÍCIAS

A instituição do RENAINF

NULL
Publicado em

Falta de seu cumprimento pelos Órgãos e Entidades Executivos de Trânsito

     O Conselho Nacional de Trânsito-CONTRAN, órgão máximo normativo e consultivo e coordenador de todo o Sistema Nacional de Trânsito, criou a resolução nº. 155, de 28 de janeiro de 2004, que institui o Registro Nacional de Infrações de Trânsito-RENAINF sob coordenação do DENATRAN.
     O objetivo da criação do registro deu-se pela necessidade de implantação de um sistema de comunicação único (nacional) das infrações de trânsito, capaz de coletar dados de registro, controle, penalidades, processamento dos autos de infrações, arrecadação de multas e sua pontuação por infrações de trânsito cometidas em qualquer localidade do Brasil.
     Os Órgãos e Entidades Executivos e Rodoviários de Trânsito, integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, devem incorporar-se ao RENAINF a fim de que as infrações cometidas por veículos fora de seu Estado, de emplacamento, possam ser registradas e posteriormente, depois de passados todos os prazos recursais, cobradas. O período para a incorporação acabou no final do ano de 2004, mas até hoje vários Estados não se interligaram ao programa, o que vem gerando impunidade aos infratores das normas de trânsito que, por sua vez, gera a velha reincidência.
     Há quem defenda a tese de que o RENAINF ainda não foi implantado em todo o território nacional por “absoluta falta de interesse político””. Outros acreditam que não houve efetivação das cobranças em toda a unidade de federação por conta dos “”diferentes procedimentos dos sistemas implantados em cada Órgão””.
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.