NOTÍCIAS

A comemoração que se espera nas ruas

NULL
Publicado em

    Quando menos se espera, chega o Carnaval. O absurdo dessa frase reflete minha indignação contra as recorrentes mortes no trânsito durante as festas populares. Todos sabemos quando chega o Carnaval, o Natal, o Réveillon. Nada disso chega quando menos se espera. Sabemos que as ruas vão se encher de pedestres e carros, que as pessoas vão beber e não poderão dirigir. É preciso intensificar as iniciativas de prevenção, em vez de ficar esperando para contar os corpos depois da Quarta-Feira de Cinzas, como se realmente fosse uma surpresa ter chegado o Carnaval.
    Absurdo semelhante aconteceu nas festas de fim de ano.
    O número de mortos nas estradas – 455 pessoas – foi 4,1% maior que nas festas de 2008, segundo a Polícia Rodoviária Federal. A quantidade de feridos foi 18,2% maior, e o total de acidentes subiu inacreditáveis 24,2%. Tudo isso apesar das inegáveis conquistas da Lei Seca, de minha autoria, em vigor desde junho de 2008. No ano passado, 25 dos 27 estados brasileiros apresentaram redução de internações hospitalares decorrentes de traumas de trânsito.
    Só no Estado do Rio o decréscimo foi de 49% em 12 meses. E justamente no Sudeste foi onde mais cresceu o índice de acidentes nas festas de fim de ano: 37%.
    Por que as vitórias da Lei Seca contra a violência no asfalto não se mantiveram no Natal e no Réveillon? Segundo a Polícia Rodoviária, a culpa foi das chuvas e da recuperação econômica do Brasil, que aqueceu o mercado de automóveis. A segurança no trânsito não pode depender de dias ensolarados ou da estagnação econômica do país.
    O respeito à vida não está “lá fora””. Ele depende de todos nós, faça chuva ou faça sol, na crise ou no desenvolvimento.
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.