NOTÍCIAS

A beleza maquiada do consumismo, por Aldinete Alexandre e Caroline Mendes

NULL
Publicado em

    Vivemos no mundo do TER e não do SER. Não estamos preocupados com as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco, mas se não encontramos nosso shampoo de marca predileta na prateleira do mercado, somos capazes de arrancar os cabelos por isso.
    A era do consumismo chegou. O consumismo desnecessário, claro! A sociedade narcisista não se contenta com o pouco que possui e sua utilidade. O ego fala mais alto. O egocentrismo está tornando as pessoas reféns da mídia, de suas idéias de família feliz, do modelo de profissional bem sucedido e do corpo perfeito. Os homens querem sempre mais e, é aí, que chega a infelicidade por não conseguir alcançar os avanços da tecnologia.
    Tudo isso acontece, com mais frequência, na relação de consumo de veículos automotores. A sociedade não se contenta em ir e vir com segurança, ela pensa nesse direito fundamental atrelado ao status de ter um carro “do ano“ e quanto mais potente melhor.
    Ter um veículo “daqueles“ é sinônimo de poder e ter sinônimo de poder é se achar melhor que os outros e é a partir daí que surge o espírito de ausência de coletividade que tanto vem fazendo das nossas vias públicas um palco de tristeza.
    Enfim, até que ponto vamos continuar a mercê desse modelo de sociedade imposto e capaz de retirar das pessoas seus ensinamentos de civilidade e ética? Ou será que não se retira ensinamentos da população, visto que elas já crescem no meio do consumismo e tem o entendimento de “quem tem mais e melhor, é o melhor“ desde pequenos?
    Se assim for, quem será a nossa esperança para um futuro mais seguro, civilizado e humano? Com a palavra, a sociedade narcisista!

Aldinete Dantas Alexandre
Técnica em Educação de Trânsito – alda__ale@hotmail.com
Caroline Machado Tavares Mendes
Diretora de Educação de Trânsito – carolmachado21@hotmail.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Perkons completa 32 anos e celebra mais de 85 mil vidas salvas

Tecnologia semelhante à da aviação é usada para dar mais segurança no trânsito

Brasil na liderança com os pets, mas muitos tutores ainda desconhecem as normas de transporte

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Perkons lidera mercado de segurança e gestão no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.