NOTÍCIAS

10 erros cometidos por motoristas

Por Jorge Lordello*

Publicado em

Além da casa própria, outro sonho do brasileiro é o automóvel. Em contrapartida, o uso inadequado de veículos tem gerado milhares de mortes, acidentes e desgaste prematuro de peças automotivas. Desta forma, preparei verdadeiro check list ao amigo leitor, apontando os principais erros na condução de carros:
1) Uma das maiores falhas que o motorista pode fazer é deixar a chave de casa juntamente com o molho de chaves do carro. Ao deixar o veículo com manobrista, as chaves, eventualmente, podem ser copiadas, e com a placa do carro será fácil localizar o endereço da vítima e, consequentemente, numa ausência maior da residência haverá risco de acontecer um furto.

2) Não deixe seu pé apoiado no pedal da embreagem com o auto em movimento, pois acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

3) Outro erro inadmissível é dirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de marchas. Esse procedimento força o trambulador e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

4) Passar com o carro enviesado no quebra molas é atitude errada e pode provocar torção na carroceria e até empenar o monobloco.

5) Pensando em economia, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo. O famigerado “ponto morto” já foi responsável por milhares de acidentes no Brasil.

6) Motoristas e passageiros jamais devem colocar o braço para fora do auto, pois é considerado infração de trânsito com direito a multa. O perigo maior é ter o braço arrancado por guidão de moto em alta velocidade.

7) Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento.

8) Pertences à mostra dentro do carro: deixar bolsas, roupas, celular e até carteiras encima dos bancos ou no console é pedir para ser assaltado.

9) Travar portas do auto pode livrar motorista de assalto. Muitos bandidos que portam objeto cortante mexem nas maçanetas traseiras de carros na hora do rush. Quando percebem que estão destravadas, abrem a porta e realizam o assalto.

10) Não gire o volante com direção hidráulica se o motor estiver desligado; isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.

Jorge Lordello*
Especialista em Segurança Pública e Privada e pesquisador Criminal

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.