NOTÍCIAS

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Cerca de 1,5 milhões de brasileiros utilizam a moto como principal instrumento de trabalho
Publicado em
Imagem1
Para quem trabalha sobre duas rodas atenção e responsabilidade se tornam ainda mais vitais Crédito: Semob – Belém.

Dos 4,4 milhões de trabalhadores do setor de transporte no Brasil, 1,4 milhão são entregadores e motoristas de aplicativos, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e divulgado pelo Mova-se – Fórum de Mobilidade. A presença desses profissionais no dia a dia da economia do país reforça a importância da promoção de um ambiente viário mais seguro para todos, como estimula o Movimento Maio Amarelo durante todo esse mês.

 De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre os anos de 2011 e 2021, o número de internações relacionadas a sinistros envolvendo motociclistas passou de 3,9 para 6,1% por 10 mil habitantes. Os custos das internações chegaram a R$167 milhões, no período. Apenas em 2020, 90 mil internações de motociclistas devido a lesões de trânsito foram registradas. Outro dado, do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mostra que o índice de mortes por acidentes de trabalho sofreu um aumento de 7% em 2022. No total, foram relacionadas 2.538 mortes e 613 mil acidentes no período analisado. Desses, 24.642 correspondem a acidentes com motos. Hoje, no Brasil, cerca de 1,5 milhões de brasileiros utilizam o veículo como o principal instrumento de trabalho. Alguns dos principais riscos a que esses trabalhadores estão expostos englobam colisões com outros veículos, quedas, atropelamentos, além de exposição a fatores como poluição sonora, do ar e vibrações, que podem ser prejudiciais à saúde em longo prazo.

Um trânsito mais seguro para pilotos em nosso país – trabalhadores e condutores a passeio – é uma meta que precisa ser alcançada. Segundo Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, para minimizar os danos decorrentes de um sinistro de moto, o uso dos itens de segurança é essencial, em especial o capacete. “Motociclistas estão mais expostos, são mais frágeis. Atenção e responsabilidade ao conduzir se tornam ainda mais vitais. É essencial todos terem compreensão de seu papel no trânsito, para preservar sua própria integridade e a dos demais”, enfatiza.

Para conscientizar sobre a importância da segurança no trabalho para quem atua no trânsito, como motoristas e condutores profissionais, a Fundacentro lançou, neste Maio Amarelo, o aplicativo SST Fácil, que traz conteúdos para profissionais como motoboys, caminhoneiros e quem transporta trabalhadores rurais. É possível baixar o aplicativo gratuitamente pelo Google Play e pela Apple Store.

COMPARTILHAR

Veja

também

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Perkons completa 32 anos e celebra mais de 85 mil vidas salvas

Tecnologia semelhante à da aviação é usada para dar mais segurança no trânsito

Brasil na liderança com os pets, mas muitos tutores ainda desconhecem as normas de transporte

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Nacimos del ideal de un tránsito seguro y desde hace tres décadas nuestros valores y espíritu pionero nos han permitido operar en el mercado ITS, atendiendo demandas relacionadas con la seguridad vial, el control electrónico de tránsito, la movilidad urbana y la gestión de tránsito.