NOTÍCIAS

Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas

De acordo com o CTB, bicicleta é um veículo, logo, ciclistas devem respeitar todas as leis de trânsito
Publicado em
News451-Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas_Pixabay
O ciclista deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção. Crédito foto: Pixabay

Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bikes mundo afora, sendo 40 milhões só no Brasil. Mas, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal.

Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Strava (aplicativo que permite registrar número de pedaladas, corridas e outras atividades físicas) mostrou que, em 2021, aumentou o uso das bicicletas como meio de transporte em diversas cidades do país. Curitiba foi a cidade com o maior acréscimo, 31% maior em comparação com 2019. Em segundo lugar ficou a cidade do Rio de Janeiro, com uma elevação de 25%. Em seguida vêm Porto Alegre, com 24%; Belo Horizonte, com 20%; e Florianópolis, com 16%.

Direitos e deveres dos ciclistas

Com tantos ciclistas nas nossas vias e rodovias é necessário que todos estejam mais atentos e conheçam os direitos e deveres, previstos no Código de Trânsito Brasileiro, para uma boa convivência nesse espaço que é e precisa sempre ser democrático. Alguns equipamentos de segurança são obrigatórios, como campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor do lado esquerdo. Quando não existir faixa exclusiva ou ciclovia, a circulação precisa ser feita no sentido dos carros, pelas laterais das ruas. A circulação em calçadas só pode ser feita com autorização e sinalização do poder público, bem como é proibido conduzir passageiros fora do assento especial destinado a esse fim. Demonstrações de manobras radicais são proibidas ao ciclista, que deve segurar o guidão sempre com as duas mãos e não transportar carga que seja incompatível com esse tipo de veículo.

De acordo com o CTB, artigo 247, a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, dá algumas orientações que podem ajudar a deixar o trânsito mais seguro para todos. “Quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente, pelos ciclistas. Além disso, quem conduz uma bicicleta precisa estar atento e tomar alguns cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão etc. Quando andar em grupo, o ciclista precisa estar sempre em fila única e, muito importante, nunca pegar carona na traseira de ônibus e caminhões”, completa.

COMPARTILHAR

Veja

também

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Perkons completa 32 anos e celebra mais de 85 mil vidas salvas

Tecnologia semelhante à da aviação é usada para dar mais segurança no trânsito

Brasil na liderança com os pets, mas muitos tutores ainda desconhecem as normas de transporte

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Nacimos del ideal de un tránsito seguro y desde hace tres décadas nuestros valores y espíritu pionero nos han permitido operar en el mercado ITS, atendiendo demandas relacionadas con la seguridad vial, el control electrónico de tránsito, la movilidad urbana y la gestión de tránsito.