NOTÍCIAS

Tecnologia facilitando a vida dos condutores

Desde 2021, diversos municípios usam a tecnologia facilitando a vida dos condutores e começaram a testar o pagamento de multas e impostos por meio do Pix.
Publicado em
Tecnologia-facilitando-a-vida-dos-condutores_credito-Detran-AM-opt
Com a modalidade de pagamento, o tempo de espera para a baixa do pagamento das taxas do Detran Amazonas cairá de dois dias úteis para algumas horas. Crédito: Detran/AM

Curitiba, março de 2022 – A vida dos condutores deve ser guiada a não cometer infrações de trânsito, mas, nem sempre, isso é possível. E, quando isso acontece, chega ao endereço uma notificação para pagamento. Até pouco tempo muita gente sofria para efetuar esse pagamento, por não ter conta no banco específico no Estado, pela falta de tempo para ir à instituição financeira etc. Agora, basta fazer um Pix. Diversas localidades no país já adequaram seu sistema de recebimento de multas e do IPVA via pagamento instantâneo brasileiro.

Jarinu, Valinhos e Taubaté (SP) são três exemplos de prefeituras que já disponibilizam a opção de pagamento das multas de trânsito municipais via Pix. No Paraná, pagamento do IPVA agora também poderá ser feito via Pix em qualquer banco. A nova opção veio para facilitar a vida dos contribuintes, que enfrentaram dificuldades para realizar transações, principalmente durante a pandemia.

Durante o ano passado, diversos municípios começaram a testar o pagamento por meio do sistema de pagamento criado pelo Banco Central. Manaus registrou o início dessa facilidade no último trimestre do ano e, segundo do Detran (AM), o tempo de espera para a baixa do pagamento das taxas do órgão cairá de dois dias úteis para apenas algumas horas.

No outro lado do país, na mesma época, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul contabilizou quase 10 mil pagamentos do IPVA por meio do Pix no primeiro dia de antecipação do tributo; um total de R$58,5 milhões, recursos que são compartilhados entre Estado e prefeituras.

Pagamento seguro, com informações confiáveis

Tudo que circunda a internet gera temor em muita gente. O primeiro passo para não cair em fraudes é baixar o boleto, código de barras, QRCode direto na Secretaria da Fazenda da região onde mora. Além disso, é importante conhecer as dicas de segurança dadas pelo Banco Central. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. É prático, rápido e seguro.

Segundo a instituição, o Pix conta com diversos mecanismos de segurança, alguns dos quais desenvolvidos com exclusividade para essa inovação. Um deles é que a identidade do pagador é digitalmente autenticada, por senha, token, reconhecimento biométrico, ou outro método de segurança adotado pela instituição bancária.

Tecnologia ajuda a economizar

A tecnologia ajuda também a economizar. Desde abril de 2021, quando passaram a vigorar as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) pode obter até 40% de desconto no pagamento das infrações de trânsito. O SNE é um meio de comunicação virtual, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, e permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital. O desconto é válido até a data de vencimento da multa, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme art. 284 e 282-A do CTB.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, ressalta que, mesmo com as alterações no Código de Trânsito em relação ao desconto para pagamento, “para garantirmos segurança viária, pedestres, motoristas e todos os usuários das vias devem conhecer a lei e cumpri-la. Um trânsito mais humano necessita desempenho, respeito e participação de todos”, comenta.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.