NOTÍCIAS

Semáforo amigo

NULL
Publicado em

    Movimentar-se na região Metropolitana de São Paulo é tarefa complicada. Com mais de um milhão de veículos o trânsito no Grande ABC sempre trava. Como as cidades tem uma malha de vias entrelaçadas, a eficiência operacional da rede viária depende do potencial de conflitos das interceções. Os semáforos têm como objetivo acabar com os conflitos nos cruzamentos e proporcionar segurança na travessia dos pedestres.
    Ele foi criado em Londres, em 1868 com apenas duas cores: vermelho e verde. Hoje eles  estão presentes em ruas e avenidas do mundo todo quando o fluxo é intenso. Só no Brasil existem mais de 30 mil interseções semaforizadas nas cidades com mais de 60 mil habitantes.
24 horas funcionando
    E não podem ser apagados em nenhum dia do ano. Mas, se por qualquer motivo, há interrupção dos semáforos, as cidades se transformam num caos. Os semáforos mais antigos têm seu funcionamento isolado, independente dos outros próximos e funcionam com tempos fixos durante todo o dia. Hoje em dia, os semáforos coordenados funcionam conjuntamente com outros das proximidades e a programação pode ser determinada na hora e até coordenadas por centrais de controle, diminuindo congestionamentos e o tempo de espera em semáforos.
    Especial atenção deve ser dada ao pedestre durante as fases do semáforo. Quem já não esteve caminhando e ficou vários minutos esperando o tempo do semáforo e desistiu de esperar. Tempos mal dimensionados levam ao desrespeito e à insegurança.
    Na Região do ABC, o ideal seria uma central única de controle eletrônico de trânsito para as sete cidades onde até seria possível priorizar os ônibus sobre os carros particulares e liberar vias congestionadas a cada momento além de contar com uma grande variedade de equipamentos de fiscalização de controle de velocidade e de avanço de sinal acoplados aos semáforos, beneficiando os pedestres.

Semáforos solares
    O uso de lâmpadas LEDs no lugar das incandescentes já está sendo adotado em diversas cidades do mundo – inclusive brasileiras – pois diminui bastante o uso da eletricidade (as lâmpadas incandescentes consomem 100 watts, enquanto as LEDs, de 15 a 20 watts). A grande novidade, no entanto, está nas cidades de San Isidro, na Argentina onde as lâmpadas dos sinais de trânsito também foram trocadas por LEDs, mas, ao invés de serem abastecidas por energia elétrica, são alimentadas por painéis solares. Além de cortar os gastos energéticos em 90%, se comparados aos faróis convencionais, os semáforos solares são 100% ecológicos e possibilita que eles operem quando temos interrupção de energia com chuvas ou apagão. Monitorados via satélite, eles funcionam a partir do sistema wireless de internet, o que permite que os técnicos do trânsito alterem, a qualquer momento, o tempo de cada semáforo, de acordo com o tráfego.
    É um sistema aprovado e muito confiável. Uma vez abastecido as baterias, o sistema pode ficar operante por até 5 dias sem precisar recarregar as baterias. Não é necessário haver sol o tempo todo como muitos imaginam. A ideia ainda não chegou ao Brasil, mas a gente não vê a hora disso acontecer.


Cristina Baddini Lucas –  Engenheira Civil, Mestre em Transportes e Trânsito, Consultora do Diário do Grande ABC.


cristinabaddini@dgabc.com.br
blog: htp://olhonotransito.blogspot.com&nbsp

Perkons é uma das melhores empresas para trabalhar

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Lombada eletrônica completa 30 anos e já ajudou a salvar mais de 80 mil vidas

Homens continuam a ser mais imprudentes no trânsito

Perkons, uma das empresas mais inovadoras do país, completa 31 anos

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.