NOTÍCIAS

Seguro DPVAT – Obrigatório mesmo para quem tem seguro privado

por Marcelo José Araújo*

Publicado em

Foi apresentado pelo Deputado Rubens Bueno (PPS/PR) o Projeto de Lei 482/2011 que desobriga do pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT) para os veículos que possuam seguro facultativo privado que possua as mesmas coberturas do Seguro DPVAT (morte, invalidez, lesões) em valores iguais ou superiores.   Justifica que seria um ônus em dobro para quem precisa pagar e não se justificaria quando a pessoa já tem seguro privado.  Na justificativa ressalta que o DPVAT seria um seguro para as vítimas inocentes de acidentes de trânsito.
MUITA CALMA!!!!! Aqui identificamos um erro conceituar bastante importante.  O Seguro Privado de Responsabilidade Civil `jamais` substituirá o DPVAT simplesmente porque o DPVAT independe de culpa ou mesmo dolo para indenizar.  Aliás, contrariamente a justificativa do Projeto ele não repara apenas as vítimas inocentes, mas também as vítimas culpadas pelo acidente porque sua indenização independe do mérito.  Sua natureza é social.  Já o seguro privado indeniza terceiros apenas quando o segurado é considerado o responsável pelo acidente, ele avalia o mérito, ele estabelece cláusulas cujo descumprimento desobriga a indenização.
O Seguro DPVAT indeniza os danos pessoais das vítimas de acidentes causados por veículos motorizados, ou por sua carga.  Um cão é uma CARGA VIVA no automóvel. Se um cão morder uma pessoa num automóvel essa pessoa é vítima da carga do veículo automotor, e pela Lei 6194/74 mereceria indenização.  Se alguém discorda do que estou falando, e tudo que já escrevi sobre veículos estrangeiros, motociclista empurrando a moto, etc., ou mesmo que não se aplica a acidentes ocorridos fora do território nacional, que diga onde está na Lei.

 

*MARCELO JOSÉ ARAÚJO
Advogado e Consultor de Trânsito. Professor de Direito de Trânsito e Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/PR
advcon@netpar.com.br

COMPARTILHAR

Veja

também

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.