NOTÍCIAS

Quem poderia ter evitado este acidente? (Parte 2 – Algumas considerações)

NULL
Publicado em

    No artigo anterior estavam representados três momentos distintos de um acidente fictício para que fossem identificados qual(is) motorista(s) poderia(m) ter tomado alguma atitude para evitá-lo.
    Embora existam “n”” variáveis que possam interferir neste acidente, seguem algumas considerações, tomando-se como base: motoristas sóbrios, condições normais de visibilidade, pista seca e período diurno.

  • O motorista do caminhão, poderia ter parado corretamente no acostamento. Poderia ter percebido que algo não ia bem e ao invés de forçar o veículo, ter parado antes e com danos menores.
  • O motorista da pick-up, poderia ter mantido uma distância maior de seguimento o que permitira uma freada menos agressiva e ter sinalizado com as mãos, alertando o carro que o seguia.


  • O motorista do carro poderia manter distância de seguimento adequada. Se estivesse atento, poderia ter previsto que uma situação de risco se desenhava e agido antecipadamente. Por exemplo: sair para o acostamento, ganhando espaço para frenagem com segurança.
  • Se o motorista do caminhão que vinha em sentido contrário estivesse atento, poderia ter saído antecipadamente para o acostamento, permitindo assim que a pick-up invadisse parte da pista contrária&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Perkons lidera mercado de segurança e gestão no trânsito

Maio Amarelo volta a acontecer nas ruas do país em 2023

Primeira lombada eletrônica do mundo agora está na Escola Pública de Trânsito de Curitiba

Brasileiro encontra um ponto crítico nas estradas a cada 44km 

Mesmo depois de 25 anos de obrigatoriedade, não usar cinto de segurança continua no TOP 5 das infrações de trânsito 

Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Brasileiros intensificam uso de celular ao volante e novo projeto de lei quer aumentar o valor da multa

Pesquisa mostra que 43% dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.