NOTÍCIAS

Quem poderia ter evitado este acidente? (Parte 2 – Algumas considerações)

NULL
Publicado em

    No artigo anterior estavam representados três momentos distintos de um acidente fictício para que fossem identificados qual(is) motorista(s) poderia(m) ter tomado alguma atitude para evitá-lo.
    Embora existam “n”” variáveis que possam interferir neste acidente, seguem algumas considerações, tomando-se como base: motoristas sóbrios, condições normais de visibilidade, pista seca e período diurno.

  • O motorista do caminhão, poderia ter parado corretamente no acostamento. Poderia ter percebido que algo não ia bem e ao invés de forçar o veículo, ter parado antes e com danos menores.
  • O motorista da pick-up, poderia ter mantido uma distância maior de seguimento o que permitira uma freada menos agressiva e ter sinalizado com as mãos, alertando o carro que o seguia.


  • O motorista do carro poderia manter distância de seguimento adequada. Se estivesse atento, poderia ter previsto que uma situação de risco se desenhava e agido antecipadamente. Por exemplo: sair para o acostamento, ganhando espaço para frenagem com segurança.
  • Se o motorista do caminhão que vinha em sentido contrário estivesse atento, poderia ter saído antecipadamente para o acostamento, permitindo assim que a pick-up invadisse parte da pista contrária&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.