NOTÍCIAS

Quem poderia ter evitado este acidente? (Parte 2 – Algumas considerações)

NULL
Publicado em

    No artigo anterior estavam representados três momentos distintos de um acidente fictício para que fossem identificados qual(is) motorista(s) poderia(m) ter tomado alguma atitude para evitá-lo.
    Embora existam “n”” variáveis que possam interferir neste acidente, seguem algumas considerações, tomando-se como base: motoristas sóbrios, condições normais de visibilidade, pista seca e período diurno.

  • O motorista do caminhão, poderia ter parado corretamente no acostamento. Poderia ter percebido que algo não ia bem e ao invés de forçar o veículo, ter parado antes e com danos menores.
  • O motorista da pick-up, poderia ter mantido uma distância maior de seguimento o que permitira uma freada menos agressiva e ter sinalizado com as mãos, alertando o carro que o seguia.


  • O motorista do carro poderia manter distância de seguimento adequada. Se estivesse atento, poderia ter previsto que uma situação de risco se desenhava e agido antecipadamente. Por exemplo: sair para o acostamento, ganhando espaço para frenagem com segurança.
  • Se o motorista do caminhão que vinha em sentido contrário estivesse atento, poderia ter saído antecipadamente para o acostamento, permitindo assim que a pick-up invadisse parte da pista contrária&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Maio Amarelo 2025 destaca a responsabilidade humana na mobilidade

Cuidados essenciais ao dirigir no outono sob condições de neblina

Relatório de Transparência Salarial

Relatório de Transparência Salarial

Perkons apresentou inovações para um trânsito mais seguro na Smart City Expo Curitiba 2025

Presença feminina nas vias promove segurança no trânsito

Aplicativos inteligentes ajudam empresas a monitorar motoristas e promover segurança no trânsito

Faróis acesos ou apagados? O que os condutores precisam saber

Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária

Contratação de transporte escolar requer cuidados

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.