NOTÍCIAS

Perkons promove em Lima debate sobre a década pela segurança no trânsito

Presente no III Fórum de Trânsito, o instituto argentino ISEV defende a institucionalização da segurança do trânsito como primeiro passo para diminuir os acidentes de trânsito.

Publicado em
cgqi7ycewuaeqle2rmxb

Entidades públicas e privadas, especialistas e estudiosos na área de trânsito e transportes do Peru se reunirão no dia 30 de novembro para pensar o futuro do trânsito no país na terceira edição do Fórum “Por um trânsito mais cidadão”, com o tema “Segurança viária: desafios e estratégias para uma nova década”.
Promovido pelo Consorcio Tránsito Ciudadano, que opera sistemas de fiscalização e gestão de trânsito no município de Callao, o evento apresentará o panorama da violência viária sob o prisma da saúde pública e ações que são exemplos para o país.
Callao, cidade porto e aeroportuária na região metropolitana de Lima, é referência no tema, por ter reduzido o número de acidentes de trânsito em 74% de 2006 a 2008 (dados da Polícia Nacional do Peru) com medidas de controle da velocidade, fiscalização por câmeras e ações educativas. Carlos Araujo Lima, conselheiro da fundação peruana Transitemos e diretor da Perkons Andina, empresa líder do consórcio, explica: “Nossa experiência em Callao mostra que soluções integradas de educação, engenharia e supervisão de trânsito podem mudar o cenário da violência viária em nosso país. Inverter a visão que favorece apenas os condutores e mostrar que a prioridade é do pedestre é também um desafio que queremos propor neste fórum”.
Desde que as lombadas eletrônicas foram instaladas no município, houve uma redução progressiva no número de infrações, mesmo com o incremento da frota monitorada. A taxa de infração por fluxo veicular reduziu de 2,4% em 2007 para 0,4% em 2010 (seis vezes menor).

Clique aqui e confira o caso Callao

Institucionalização da segurança viária
Institucionalizar a segurança de trânsito seria confiar a uma instituição especializada os cuidados inerentes à utilização das vias para deslocamentos de pessoas, veículos e bens, o que abrange conhecimento multidisciplinar.
Para debater sobre o assunto, esta terceira edição do Fórum “Por um trânsito mais cidadão”, conta com o Diretor do Instituto de Seguridad Vial (ISEV), Eduardo Bertotti. Ele apresentará a experiência argentina a partir da criação da Agencia Nacional de Segurança Viária e a incorporação da educação de trânsito como formação de valores no Ciclo Formal Educativo Argentino.
Segundo ele, esse processo de institucionalização está apoiado em quatro pilares: a assunção da segurança viária como política de estado; a elaboração, implantação e continuidade de um programa de ação; obtenção de recursos específicos em orçamento nacional; a definição de uma autoridade responsável. 

Serviço
Fórum “Por um trânsito mais cidadão – segurança viária: desafios e estratégias para a nova década”
Realiação: Consórcio Tránsito Ciudadano
Data: 30 de novembro, das 8:00h às 13:30h
Local: Colegio de Ingenieros (Lima)
Informações: foro@ctcallao.com.pe

Expositores: Eduardo Bertotti, Diretor do Instituto de Seguridad Vial (ISEV) na Argentina; General PNP Enrique Medri Gonzales, Presidente do Conselho Nacional de Segurança Viária; Dra. Sonia Escudero Vidal, Coordenadora Nacional da Estratégia Sanitária Nacional de Acidentes de Trânsito; Diego Vargas, técnico do Conselho Nacional de Segurança Viária do Ministério de Transportes e Comunicações; Dr. Joel Collazos, Secretário do Ministério da Saúde (MINSA); Carlos Araujo Lima, Presidente da Comissão de Educação e Segurança no Trânsito da Fundação Transitemos.

COMPARTILHAR

Veja

também

Como as cidades inteligentes apostam na tecnologia para uma gestão urbana mais eficiente

Lombada eletrônica completa 32 anos ajudando a salvar vidas 

Perkons celebra 33 anos de inovação e segurança no trânsito

Perkons Connect entra para o calendário nacional e passará por todas as regiões do país

Inovação e Gestão Urbana: temas centrais do Perkons Connect

Segurança no trânsito em foco no Perkons Connect

Primeira edição do Perkons Connect será em São José do Rio Preto

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.