NOTÍCIAS

Perkons inicia instalação de novas lombadas eletrônicas no DF

99,95% dos motoristas do Distrito Federal respeitam os limites de velocidade nos trechos em que os equipamentos já estão em operação.

Publicado em

A Perkons iniciou a instalação de novas lombadas eletrônicas no Distrito Federal. A empresa, líder do consórcio Brasília Segura, assinou novo contrato com o Detran-DF em agosto passado para o período de 30 meses de prestação de serviços. O contrato prevê a instalação de 232 novas faixas de lombadas eletrônicas modelos monolito e pórtico.
Dados estatísticos registrados pelas lombadas eletrônicas já instaladas no Distrito Federal pela Perkons revelam que 99,95% dos motoristas brasilienses respeitam os limites máximos de velocidade. Nos últimos 21 meses (jan/2008 a set/2009), 713.768.753 veículos passaram pelas lombadas eletrônicas e apenas 0,041% cometeram infrações. Os equipamentos monitoram 243 faixas de tráfego nas vias urbanas e nas estradas do DF.
A maioria dos condutores (88,9%) excede a velocidade em até 20% da máxima permitida e 9% excedem entre 20% e 50%.  Apenas 2% excedem em mais de 50% o limite máximo. Do total de infratores, 17,1% são reincidentes.
O horário de maior incidência das ocorrências é entre as 10 e 16 horas, com 43,78% das infrações cometidas. Os finais de semana respondem por 35,62% do total de infrações.
De acordo com a análise das estatísticas, é na DF-075 (EPNB), próximo ao balão do Riacho Fundo, que os motoristas mais abusam da velocidade, seguida da avenida L1, especialmente nas proximidades da QNL 2/4, em Taguatinga.
Ao monitorar o trânsito 24 horas por dia, os medidores eletrônicos de velocidade têm a função de fazer com que os motoristas aprendam a circular pelas vias em que estão instalados com velocidade segura, de acordo com as regras de circulação indicadas pela sinalização.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.