NOTÍCIAS

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Protótipo ainda não gera autuações, mas ajuda o Poder Público a identificar locais e áreas com maior índice de ruídos e veículos irregulares
Publicado em
News444-Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento qu... (1)
Equipamento inédito no Brasil está sendo desenvolvido e testado em Curitiba

Uma nova tecnologia da empresa Perkons está sendo testada em Curitiba (PR) e a expectativa é que em breve esteja aprovada para ser aplicada em todo o Brasil com a proposta de identificar condutores barulhentos em desacordo com a legislação.

A solução já é utilizada em países como a França, que fiscaliza e autua motoristas e motociclistas irregulares.  A proposta busca registrar os abusos, indo do som alto, até a alteração de escapamento. “Esse é o primeiro equipamento em teste no Brasil, aqui em Curitiba. Próximos passos envolvem a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para que haja regulamentação deste equipamento no país”, explica Rosângela Batistella, superintendente municipal de trânsito da capital paranaense.

Os testes começaram em julho e registram, de forma automática, veículos com ruídos excessivos. Está instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, uma importante e movimentada via da cidade. “Mesmo não havendo autuações, com base nas informações de perfil comportamental desses motoristas, registrado pelo equipamento, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo, para, assim, atuarmos com blitz educativas e de fiscalização”, reforça a superintendente.

Tecnologia para um trânsito mais amigável

Régis Nishimoto, diretor técnico da empresa Perkons, explica que o radar antirruído é um equipamento acoplado aos medidores eletrônicos de velocidade, e contam com um sistema de gravação de áudio e vídeo. “Após o registro esses dados são cruzados com o reconhecimento da placa e, assim, é possível identificar qual veículo está irregular, seja com o som alto, escapamento irregular ou buzina excessiva. “Curitiba sempre foi o berço das inovações para a segurança no trânsito. Há 30 anos a cidade recebeu a primeira lombada eletrônica do mundo, agora, novamente, a parceria Perkons e Prefeitura de Curitiba está na vanguarda, desenvolvendo mais uma solução para tornar a cidade cada vez mais inteligente”, reforça Nishimoto.

O equipamento foi desenvolvido em parceria com a Setran e a divulgação fez parte das ações do Setembro da Mobilidade e da Semana Nacional do Trânsito. “Como ainda é uma tecnologia nova no país, o equipamento não gera multas aos condutores, mas a expectativa é que seja aprovado e regulamentado para que possa ser aplicado nas mais diversas cidades. A tecnologia pode ser uma importante aliada para as áreas de fluxo intenso, próximo a hospitais, escolas e áreas residenciais, ajudando a coibir o barulho excessivo e irregular, tornando o trânsito mais amigável e democrático”, completa o diretor técnico.

COMPARTILHAR

Veja

também

Pesquisa mostra que 43% dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia

Perkons é uma das melhores empresas para trabalhar

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Lombada eletrônica completa 30 anos e já ajudou a salvar mais de 80 mil vidas

Homens continuam a ser mais imprudentes no trânsito

Perkons, uma das empresas mais inovadoras do país, completa 31 anos

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.