NOTÍCIAS

Pegada de Carbono

NULL
Publicado em

    É o impacto ambiental do consumo pessoal de cada um de nós, ou seja, o gasto de eletricidade, combustível do deslocamento de carro, de avião etc.
    Em Curitiba, 2 de outubro, no último dia do Congresso da ANTP- Associação Nacional de Transportes Públicos 80 pessoas plantaram árvores nativas no Campus da Universidade Positivo para reflorestar a mata ciliar do córrego local por conta da preocupação com a pegada de carbono produzido pelo evento.
 
Como funciona
    O aquecimento global é uma realidade. A temperatura média da atmosfera está subindo e essa mudança provoca um imenso transtorno no planeta; as calotas polares derretem, o nível dos mares sobe e ocorrem inundações. O aquecimento global aumenta a intensidade das tempestades e cria tornados e outros fenômenos climáticos.
    O Sol aquece a atmosfera da Terra todos os dias. Esse calor chega à superfície do planeta, bate e volta para o espaço. Parte dele fica presa. É bom, mas isto se torna um problema quando muito calor permanece na atmosfera.
    Um dos elementos que mais prendem calor na atmosfera da Terra é o carbono, especificamente na forma de dióxido de carbono. E isso ocorre por causa de nossas atividades. Quando o petróleo, gasolina, diesel ou gás natural são queimados, o carbono é lançado na atmosfera. Portanto, quando viajamos emitimos carbono. 
    As árvores entram na história por que elas absorvem o carbono e devolvem para nós na forma de oxigênio. Porém, cada vez que cortamos mais árvores para fabricar papel, móveis ou quando abrimos clareiras para criar gado, reduzimos a ajuda natural para retirar o carbono do ar.
 
Pegada verde
    Os cientistas desenvolveram métodos para calcular a quantidade de carbono que cada pessoa utiliza no dia a dia. E, ao computar essa contribuição individual, é possível escolher maneiras de neutralizá-la. Cada 1 Km que voamos emitimos 180g de dióxido de carbono. Então, quem viajou 5.000 km produziu quase 1 tonelada de dióxido de carbono.
    Quem tem um carro pequeno e roda até 12 km por litro  emite mais de 2 kg de dióxido de carbono por litro de gasolina usado. É só fazer as contas quanto emitimos ao longo de um ano. E com a eletricidade emitimos em média 600g de dióxido de carbono por kWh.
   O objetivo é chegar o mais perto possível do nível de emissões zero.
    É claro que não conseguimos zerar as emissões de mais de mil pessoas viajando, mas, já foi um bom começo a simples preocupação com as emissões do evento realizado. Se todos agissem assim, salvaríamos o planeta.  Há muitas maneiras de ser ecologicamente correto que não demandam grande investimento de dinheiro nem tempo ou esforço.
    Os vôos de curta distância emitem muito mais carbono por km, graças ao alto volume de energia necessário para a decolagem e aterrissagem. Portanto, em linhas gerais, para viagens até 1000 km, opte pelo carro, só a partir disso pense no avião. Penso que todos devemos nos colocar uma cota de carbono dentro da qual podemos nos virar para viver. Só assim poderemos fazer nossas escolhas e compensações com a consciência limpa e tranquila. 


Cristina Baddini Lucas
Especialista em Trânsito, Consultora do Diário
crisbaddini@dgabc.com.br e visite o blog: www.blogger.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.