NOTÍCIAS

Pegada de Carbono

NULL
Publicado em

    É o impacto ambiental do consumo pessoal de cada um de nós, ou seja, o gasto de eletricidade, combustível do deslocamento de carro, de avião etc.
    Em Curitiba, 2 de outubro, no último dia do Congresso da ANTP- Associação Nacional de Transportes Públicos 80 pessoas plantaram árvores nativas no Campus da Universidade Positivo para reflorestar a mata ciliar do córrego local por conta da preocupação com a pegada de carbono produzido pelo evento.
 
Como funciona
    O aquecimento global é uma realidade. A temperatura média da atmosfera está subindo e essa mudança provoca um imenso transtorno no planeta; as calotas polares derretem, o nível dos mares sobe e ocorrem inundações. O aquecimento global aumenta a intensidade das tempestades e cria tornados e outros fenômenos climáticos.
    O Sol aquece a atmosfera da Terra todos os dias. Esse calor chega à superfície do planeta, bate e volta para o espaço. Parte dele fica presa. É bom, mas isto se torna um problema quando muito calor permanece na atmosfera.
    Um dos elementos que mais prendem calor na atmosfera da Terra é o carbono, especificamente na forma de dióxido de carbono. E isso ocorre por causa de nossas atividades. Quando o petróleo, gasolina, diesel ou gás natural são queimados, o carbono é lançado na atmosfera. Portanto, quando viajamos emitimos carbono. 
    As árvores entram na história por que elas absorvem o carbono e devolvem para nós na forma de oxigênio. Porém, cada vez que cortamos mais árvores para fabricar papel, móveis ou quando abrimos clareiras para criar gado, reduzimos a ajuda natural para retirar o carbono do ar.
 
Pegada verde
    Os cientistas desenvolveram métodos para calcular a quantidade de carbono que cada pessoa utiliza no dia a dia. E, ao computar essa contribuição individual, é possível escolher maneiras de neutralizá-la. Cada 1 Km que voamos emitimos 180g de dióxido de carbono. Então, quem viajou 5.000 km produziu quase 1 tonelada de dióxido de carbono.
    Quem tem um carro pequeno e roda até 12 km por litro  emite mais de 2 kg de dióxido de carbono por litro de gasolina usado. É só fazer as contas quanto emitimos ao longo de um ano. E com a eletricidade emitimos em média 600g de dióxido de carbono por kWh.
   O objetivo é chegar o mais perto possível do nível de emissões zero.
    É claro que não conseguimos zerar as emissões de mais de mil pessoas viajando, mas, já foi um bom começo a simples preocupação com as emissões do evento realizado. Se todos agissem assim, salvaríamos o planeta.  Há muitas maneiras de ser ecologicamente correto que não demandam grande investimento de dinheiro nem tempo ou esforço.
    Os vôos de curta distância emitem muito mais carbono por km, graças ao alto volume de energia necessário para a decolagem e aterrissagem. Portanto, em linhas gerais, para viagens até 1000 km, opte pelo carro, só a partir disso pense no avião. Penso que todos devemos nos colocar uma cota de carbono dentro da qual podemos nos virar para viver. Só assim poderemos fazer nossas escolhas e compensações com a consciência limpa e tranquila. 


Cristina Baddini Lucas
Especialista em Trânsito, Consultora do Diário
crisbaddini@dgabc.com.br e visite o blog: www.blogger.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons é uma das melhores empresas para trabalhar

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Lombada eletrônica completa 30 anos e já ajudou a salvar mais de 80 mil vidas

Homens continuam a ser mais imprudentes no trânsito

Perkons, uma das empresas mais inovadoras do país, completa 31 anos

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Aumento nos combustíveis pode diminuir número de veículos circulando

Nacimos del ideal de un tránsito seguro y desde hace tres décadas nuestros valores y espíritu pionero nos han permitido operar en el mercado ITS, atendiendo demandas relacionadas con la seguridad vial, el control electrónico de tránsito, la movilidad urbana y la gestión de tránsito.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.