NOTÍCIAS

Olhar diferenciado

Apresentação do espetáculo teatral Calota e Gasolina a agentes de trânsito e de fiscalização de Curitiba busca humanizar a visão do trânsito

Publicado em

Cerca de mil agentes de trânsito e de fiscalização que atuam nas ruas de Curitiba, participaram nesta sexta-feira (28), de um treinamento diferente. Eles assistiram ao espetáculo teatral Calota e Gasolina em Trânsito, criado para ensinar regras de trânsito de maneira lúdica e divertida. A apresentação foi promovida pela Perkons e Volvo, patrocinadoras do espetáculo.
“A idéia é proporcionar a eles uma visão das questões do trânsito de forma lúdica, humana, promovendo uma reflexão sobre as regras com um olhar diferente, que é correto, mas também divertido”, afirma a coordenadora de Unidade de Educação e Mobilização da Urbanização de Curitiba (URBS), Maura Moro.
De acordo com a educadora, a rotina de trabalho acaba limitando e tornando mais dura a visão de quem esta no dia-a-dia no trânsito. “É um momento importante de sensibilização dos agentes, para que eles possam perceber que, às vezes, o motorista adota um comportamento errado por não conhecer as regras, e que ele, como agente, também pode educar”, diz.
A apresentação do espetáculo é também uma preparação dos agentes de trânsito e de fiscalização para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro e que este ano tem como tema “Educação no Trânsito”.
A proposta do tema escolhido pelo Denatran é promover iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância e solidariedade, importantes ao trânsito seguro e harmônico.
No espetáculo Calota e Gasolina, os personagens vivem situações de risco no trânsito e encontram maneiras de sair de cada uma delas de forma bastante atrapalhada. Dessa forma, eles passam ao público a maneira correta de se comportar para evitar acidentes.
A apresentação é encenada pela Companhia de Teatro GG Proarte. Compõem o elenco, desempenhando os papéis dos personagens Calota e Gasolina, os atores Antônio Candido e  Santos Chagas, respectivamente.
O espetáculo tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e foi premiado pelo VI Prêmio de Educação para o Trânsito do DENATRAN.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.