NOTÍCIAS

Livro reúne estudos inéditos sobre comportamento no trânsito

A obra aborda temas como civilidade no trânsito, uso de drogas por caminhoneiros e acidentes no transporte coletivo

Publicado em
Crédito: Divulgação
Livro reúne estudos inéditos sobre comportamento no trânsito

Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Qual a razão de cometermos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Como estimular o uso da bicicleta para deslocamento? O que leva alguns a conduzirem tão perigosamente? O livro Pesquisas sobre comportamento no trânsito, lançado no final de agosto, promete responder, através de estudos inéditos, a esses questionamentos.

Fábio de Cristo, um dos organizadores do livro e também pesquisador colaborador da Universidade de Brasília deu entrevista à Perkons e falou sobre a obra. De acordo com ele, a coletânea pretende “preencher uma lacuna importante nos estudos sobre comportamento no trânsito, especialmente por abordar temáticas ainda pouco exploradas do ponto de vista psicológico e comportamental e por sugerir implicações práticas dos resultados de pesquisa”, revela.

Pesquisa sobre comportamento no trânsito traz estudos inéditos da psicologia e de outras áreas que estudam a dimensão do comportamento no trânsito, como a engenharia, a arquitetura, a sociologia e a medicina, por exemplo. Fábio cita alguns assuntos tratados na obra que ilustram pontos ainda pouco abordados. “Destaca-se, por exemplo, um capítulo que relata uma grande pesquisa sobre o uso de drogas por caminhoneiros nas estradas brasileiras, uma tentativa de ter um diagnóstico da situação no nosso país. Mas o livro aborda também: civilidade no trânsito, acidentes no transporte coletivo, comportamento de risco de mototaxistas e de pedestres ao atravessar a faixa de segurança, uso da bicicleta e a mobilidade sustentável, justificativas dos motoristas para suas infrações e disputas nos estacionamentos, e a controversa relação entre a avaliação psicológica de motoristas e a segurança viária”, explica Fábio.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.