NOTÍCIAS

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Brasil ainda está entre os cinco países com maior número de vítimas de trânsito
Publicado em
Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito visa conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a segurança nas vias.

De 18 a 25 de setembro será realizada a Semana Nacional de Trânsito, uma comemoração anual realizada desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. A Semana, que esse ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a segurança no trânsito.

Segundo o Observatório de Segurança Viária (ONSV), o principal objetivo dessas ações conscientizadoras é mostrar aos cidadãos que a imprudência é o fator responsável por aproximadamente 90% dos óbitos no trânsito. Isso ajuda a colocar o tráfego brasileiro entre os cinco que mais matam no mundo, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil registra 22 mortes por 100 mil habitantes e mais de um terço delas é de motociclistas.

Na opinião de Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular são duas das condutas mais lesivas quando resultam em sinistros. “A velocidade incompatível com a via é, sem dúvida, uma grande agravante das ocorrências. Além de potencializar os riscos da perda de controle do veículo, ela reduz o tempo do motorista para a reação, e aumenta a distância até a frenagem”, alerta. “As ultrapassagens proibidas ou impudentes são responsáveis pela maioria das colisões frontais; as mais fatais. Todos têm papel fundamental quando falamos em segurança no trânsito. Se cada um fizer a sua parte teremos ruas e vias mais seguras e uma sociedade livre desses números assustadores de mortes e sequelados”, finaliza Campos.

Incentivo à mobilidade e sustentabilidade

Em Curitiba as ações comemorativas envolverão não só a conscientização para um trânsito mais seguro, como, também, a mobilidade, a sustentabilidade e o estímulo à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte. Assim, a STN ganhou maior proporção com diversas atividades do “Setembro da Mobilidade”, iniciando, também, as demonstrações dos ônibus elétricos na capital e o lançamento do monitor de ruído urbano.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Lombada eletrônica completa 30 anos e já ajudou a salvar mais de 80 mil vidas

Homens continuam a ser mais imprudentes no trânsito

Perkons, uma das empresas mais inovadoras do país, completa 31 anos

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Aumento nos combustíveis pode diminuir número de veículos circulando

Crianças e adolescentes por um trânsito mais seguro

Maio Amarelo mostra como cada pessoa pode salvar vidas

Cresce o número de mulheres motoristas profissionais

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.