NOTÍCIAS

Feliz Dia do Motorista, por Cristina Baddini Lucas

NULL
Publicado em

    Dia 25 próximo é Dia do Motorista. “Motorista” é o profissional cuja atividade é a condução de automóveis de passageiros ou de mercadorias. Mas, para ser um “motorista” é preciso mais que dirigir um veículo profissionalmente. Não é apenas saber ligar e dar a partida, pisar no acelerador e nos freios, mas é antes de tudo ter uma boa percepção, presença de espírito, atenção e respeito pela vida. A calma, a paciência são virtudes que devem ser encontradas nos motoristas profissionais.
Insalubridade
    Estes profissionais sofrem um nível de estresse no trabalho muito acima da média, e demonstram que eles estão submetidos a riscos maiores de desenvolverem doenças coronarianas. As péssimas condições de algumas estradas, buracos e lombadas nas ruas, o estresse constante, o estado precário de conservação de alguns ônibus e caminhões, a longa jornada de trabalho, os altos níveis de ruídos e calor e a exposição prolongada a poluentes químicos, são alguns dos fatores que ameaçam diretamente a saúde desses trabalhadores.
    Convivem com problemas respiratórios crônicos, gastrintestinais e musculares, além da lombalgia, a famosa dor nas costas, por causa do sedentarismo e da vibração do corpo inteiro durante o trabalho, e internação por hérnia de disco, surdez, úlceras, dores de cabeça, problemas nos olhos, na medula óssea, náuseas e fraquezas generalizadas, são doenças que incidem até duas vezes mais nestes profissionais. Isto sem contar o grande risco de acidente de trânsito em que estes são muitas vezes acusados de imprudência, imperícia e irresponsabilidade.

Boas Dicas
    Um bom motorista antes de sair, deve verificar as condições do carro. Uma boa revisão garante maior segurança para o motorista e ocupante do veículo. Observar os documentos, extintor (se não está vencido), triângulo, buzina, freios, faróis, pisca-pisca, luzes de placa e posição, combustível, nível do óleo, água do radiador e bateria e ajuste os cintos de segurança.
    Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa esquerda para ultrapassagem.
    Verifique sempre, antes de sair, se os passageiros estão usando o cinto de segurança. O uso de cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas, mas, também dentro da cidade e para todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco de trás.
    Nunca dirija cansado, com sono e muito menos depois de beber, pois o risco de causar acidentes com mortes é grande e você obterá uma infração gravíssima, estando sujeito a multas e pena de detenção de seis meses a três anos. Desde que beber e dirigir foi proibido, as mortes no trânsito brasileiro caíram pela metade. E mais, você entraria em um avião se soubesse que o piloto bebeu só um pouquinho?
     Respeite o ciclista e o motociclista. Lembre-se que o veículo menor sempre tem a preferência.
Em situações de congestionamento e de trânsito lento, seja paciente!
    Na faixa, de sempre preferência ao pedestre. Tenha cuidado especial com crianças, pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, pois muitas vezes eles não estão em condições de avaliar e superar os perigos no trânsito.
    Comemore o dia 25 revendo seu modo de dirigir e se proponha a melhorar sempre. O motorista não é o dono da rua.  Motorista tem direitos e deveres. Não seja um motorista prepotente. Os veículos são poderosas armas e podem fazê-lo um assassino.

Cristina Baddini Lucas –  Consultora do Diário do Grande ABC, Diretora da ONG Rua Viva, Assessora do MDT
Visite os blogs:  http://olhonotransito.blogspot.com&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Uma das principais preocupações municipais é a gestão do trânsito

Como as cidades inteligentes apostam na tecnologia para uma gestão urbana mais eficiente

Lombada eletrônica completa 32 anos ajudando a salvar vidas 

Perkons celebra 33 anos de inovação e segurança no trânsito

Perkons Connect entra para o calendário nacional e passará por todas as regiões do país

Inovação e Gestão Urbana: temas centrais do Perkons Connect

Segurança no trânsito em foco no Perkons Connect

Primeira edição do Perkons Connect será em São José do Rio Preto

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.