NOTÍCIAS

Direção consciente é sinônimo também de economia

Perkons reúne dicas de como ser um condutor consciente

Publicado em
Direção consciente é sinônimo também de economia

Dirigir de forma consciente tem como benefícios garantir a segurança dos ocupantes do veículo, causar menos impacto no meio ambiente e evitar gastos desnecessários. Dirigir é um ato que exige um alto nível de comprometimento e responsabilidade, além da habilidade básica de controlar o veículo, sempre observando as regras de segurança tanto para si quanto para os outros. Por isso, entre as ações do condutor consciente estão atitudes que tornam o trânsito um ambiente com menos violência e mais consciência.

O termo usado para denominar a forma consciente e eficiente de dirigir é o Ecodriving ou Eco-condução. Isso significa usar menos combustível para percorrer as mesmas distâncias, reduzindo os impactos econômico e ambiental nos deslocamentos feitos com os veículos motorizados. “Ecodriving é a ideia de pensar em mobilidade e no meio ambiente envolvendo boas práticas de direção e manutenção adequada do automóvel”, afirma o diretor da Perkons e especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana, Luiz Gustavo Campos.

Schutterstock.com
O motorista deve evitar a queima de produtos adulterados, que reduzem o desempenho do motor e deixam resíduos no ambiente

Para o especialista, dirigir com responsabilidade exige avaliar as escolhas tomadas pensando no impacto conjunto. “Ao decidir qual veículo usar, opte pelo mais adequado à sua real necessidade. Se você não percorre trechos longos e não compartilha o carro com outro usuário, o mais sustentável é usar um carro compacto, que implica em menor gasto de combustível”, recomenda.

A escolha por combustíveis também é importante. Ao priorizar postos de gasolina conhecidos ou vistoriados, o motorista evita o uso de produtos adulterados, que além de reduzir o desempenho do motor, deixam mais resíduos no ambiente. “Não é apenas a queima de combustível que polui o ambiente, o desgaste das pastilhas de freio gera resíduos altamente tóxicos. Utilize o menos possível o freio, observe o tráfego. Se o sinal está vermelho, não acelere para chegar próximo ao sinaleiro, frear e depois arrancar. Manter a velocidade baixa e parar lentamente o carro gera menor gasto com combustível e menor desgaste das pastilhas”, complementa.

Dicas para uma direção consciente

Podem parecer apenas detalhes, mas alguns hábitos diários podem tornar o veículo e seu consumo menos eficientes.  Para o coordenador técnico do Cesvi Brasil, Gerson Burin, a principal recomendação é seguir o manual de revisões do veículo e sempre estar atento a qualquer anormalidade no seu funcionamento, lembrando que a manutenção preventiva evita quebras inesperadas e falhas mecânicas que poderão gerar acidentes.

As manutenções e troca de filtros contribuem para um funcionamento mais eficiente do motor, segundo Burin, consumindo menos combustível e contribuindo com a redução de poluentes no meio ambiente. “Além disso, manter os pneus calibrados contribui com uma economia maior de combustível e um desgaste menor do pneu”, frisa.

Alguns sinais como consumo de combustível elevado, ruídos anormais, funcionamento irregular do motor, perda de estabilidade, ruídos na suspensão e superaquecimento são sintomas que apontam a necessidade de fazer uma revisão no veículo. “Porém, esta já é considerada uma manutenção corretiva que é muito mais cara do que a reparação preventiva”, finaliza Burin.

 


COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.