NOTÍCIAS

Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas

De acordo com o CTB, bicicleta é um veículo, logo, ciclistas devem respeitar todas as leis de trânsito
Publicado em
News451-Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas_Pixabay
O ciclista deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção. Crédito foto: Pixabay

Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bikes mundo afora, sendo 40 milhões só no Brasil. Mas, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal.

Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Strava (aplicativo que permite registrar número de pedaladas, corridas e outras atividades físicas) mostrou que, em 2021, aumentou o uso das bicicletas como meio de transporte em diversas cidades do país. Curitiba foi a cidade com o maior acréscimo, 31% maior em comparação com 2019. Em segundo lugar ficou a cidade do Rio de Janeiro, com uma elevação de 25%. Em seguida vêm Porto Alegre, com 24%; Belo Horizonte, com 20%; e Florianópolis, com 16%.

Direitos e deveres dos ciclistas

Com tantos ciclistas nas nossas vias e rodovias é necessário que todos estejam mais atentos e conheçam os direitos e deveres, previstos no Código de Trânsito Brasileiro, para uma boa convivência nesse espaço que é e precisa sempre ser democrático. Alguns equipamentos de segurança são obrigatórios, como campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor do lado esquerdo. Quando não existir faixa exclusiva ou ciclovia, a circulação precisa ser feita no sentido dos carros, pelas laterais das ruas. A circulação em calçadas só pode ser feita com autorização e sinalização do poder público, bem como é proibido conduzir passageiros fora do assento especial destinado a esse fim. Demonstrações de manobras radicais são proibidas ao ciclista, que deve segurar o guidão sempre com as duas mãos e não transportar carga que seja incompatível com esse tipo de veículo.

De acordo com o CTB, artigo 247, a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, dá algumas orientações que podem ajudar a deixar o trânsito mais seguro para todos. “Quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente, pelos ciclistas. Além disso, quem conduz uma bicicleta precisa estar atento e tomar alguns cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão etc. Quando andar em grupo, o ciclista precisa estar sempre em fila única e, muito importante, nunca pegar carona na traseira de ônibus e caminhões”, completa.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.