NOTÍCIAS

Chat Perkons discute comportamento dos motociclistas no trânsito

Participantes terão oportunidade de conhecer as várias perspectivas do tema. Incrições vão até dia 15.

Publicado em

A Perkons realiza mais uma edição do projeto que reúne especialistas e interessados para debater temas relativos à segurança e gestão do trânsito. Nesta quinta-feira (16), a partir das 10h, um chat de 45 minutos vai discutir o comportamento dos motociclistas nas ruas, assim como projetos de lei que tratam da segurança e mobilidade dos usuários.
Para o debate, foram convidados os especialistas do setor: Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO); Marcelo José Araújo, especialista em trânsito e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR); e Aloisio Cesar Braz, presidente da Associação de Motociclistas do Rio de Janeiro (AMO-RJ).
Segundo Moacyr Alberto Paes, a educação para o trânsito deve começar cedo. “O mais importante é que exista paz no trânsito e isso se dá por meio de campanhas de conscientização; aliás, este é um assunto que deve partir da educação, ainda no Ensino Fundamental. Se conseguirmos formar a juventude com boas práticas no trânsito, vamos começar a melhorar essa questão”, defende.
Durante o chat, devem ser abordados, ainda, temas relevantes para o setor, entre os quais a fiscalização e o treinamento da atividade profissional dos motociclistas, bem como os resultados da resolução que regulamentou o motofrete e mototáxi.
Para Aloisio Cesar Braz, o projeto de lei que reconhece estes serviços, sancionado pelo presidente Lula, já existia na cidade do Rio de Janeiro desde 1997. “A carência de transporte coletivo em comunidades é realidade em todo o país. Legalizar o trabalho de mototaxistas era fundamental”, aponta.
Outras discussões devem esquentar o debate; entre elas, o espaço que cabe às motos no trânsito e a questão da legislação para motociclistas. Há quem defenda a proibição do tráfego de motociclistas entre automóveis. “O próprio Código de Trânsito reconhece o fato de que a motocicleta deve ocupar menos espaço na via quando estabelece a forma como ela deve ser estacionada. Mesmo assim, essa é uma questão controversa”, avalia Marcelo José Araújo.

PARTICIPE: As inscrições para a participação no chat Perkons são gratuitas e podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15). Para isso, basta enviar um e-mail para comunicacao@perkons.com e solicitar a inscrição no chat. As instruções de acesso e a senha serão encaminhadas na data agendada.

Serviço:
Data: 16 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 10h (horário de Brasília)
Duração: 45 min
Entrevistados: Dr. Aloisio Cesar Braz, Dr. Marcelo José Araújo e Moacyr Alberto Paes.
Site: www.perkons.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Perkons completa 32 anos e celebra mais de 85 mil vidas salvas

Tecnologia semelhante à da aviação é usada para dar mais segurança no trânsito

Brasil na liderança com os pets, mas muitos tutores ainda desconhecem as normas de transporte

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.