NOTÍCIAS

Carro movido a hidrogênio

NULL
Publicado em

    É urgente um esforço mundial para reduzirmos a circulação urbana com veículos individuais movidos a combustíveis fósseis. Neste sentido, o motor à combustão está com os dias contados, pois, precisamos cada vez mais de uma mobilidade ecologicamente correta.
    Imagine um automóvel que funciona alimentado por uma fonte de energia tão limpa que o único resíduo que produz é vapor d`água. Parece sonho, mas já existem no mundo alguns protótipos desse veículo. Trata-se do carro movido a hidrogênio.

Como funciona
    A conhecida fórmula H²O, afinal, significa que cada molécula de água tem dois átomos de hidrogênio. Quebrar e juntar o hidrogênio e o oxigênio da água de modo econômico é o grande desafio. A quebra precisa ser feita para produzir o hidrogênio, pois a forma molecular do elemento (H²), que será usado como combustível, praticamente não existe na Terra. O subproduto da geração de energia para acionar o veículo é água pura.

E o que falta
    Um dos problemas para tornar a célula de combustível uma tecnologia economicamente viável é que os melhores eletrodos disponíveis precisam de platina, metal raro e caro.
    Outro problema tecnológico que ainda precisa ser resolvido para que sua produção em grande escala possa ser pensada é uma forma segura e economicamente viável de armazenar o “combustível””. Isso porque o hidrogênio é um gás altamente combustível e instável. Basta lembrar que o Zepelim incendiou-se com hidrogênio gasoso e a Challenger explodiu a partir de seus tanques de hidrogênio líquido.
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.