NOTÍCIAS

Carnaval: a viagem segura e a tolerância zero

por Milton Corrêa da Costa*

Publicado em

O carnaval aí está e muitos foliões preparam suas fantasias para se divertir a valer na maior festa popular do mundo. Muitos também se preparam para viajar. São dias de alegria, irreverência e muita descontração, afinal de contas ninguém é de ferro. No entanto, é bom lembrar, que neste carnaval já estará em vigor uma nova resolução do Contran, 432/13, que estabeleceu nível mínimo de tolerância, de ingestão de álcool, para o teste do bafômetro, para quem dirige. O limite agora, para a medição do sopro do bafômetro, é de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Ou seja, apenas o erro máximo admissível no aparelho, que é de 0,04 mg/L. Para o exame de sangue o nível de tolerância é zero.

Portanto, se for beber, escolha a opção mais sensata: deixe o carro na garagem ou no estacionamento ou escolha alguém habilitado, que não tenha bebido, para trazê-lo de volta ou vá e regresse de táxi, ônibus, trem, barca ou metrô. Volte para casa com segurança. Lembre-se que você não está proibido de beber, mas beba com moderação e não assuma o volante de um carro nessa situação. Seus familiares o aguardam, são e salvo. É sabido que o álcool atinge diretamente o cérebro onde são processadas as informações necessárias para a condução veicular. Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você. A mistura álcool e direção tem sido causa de inúmeras tragédias em rodovias e urbanas. Lembre-se ainda que todo motorista (sensato) é parte importante do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, sob a coordenação do Denatran.

Se for pegar a estrada no feriadão do carnaval, também dirija com atenção e os cuidados indispensáveis à segurança de trânsito. Observe que os acidentes em rodovias ocorrem quando os veículos desenvolvem maior velocidade. Primeiramente faça uma revisão prévia em seu veículo. Verifique também se os documentos de porte obrigatório (Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) estão em dia. Não ultrapasse onde não for permitido. Não trafegue pelo acostamento. Não dirija em excesso de velocidade. Transporte as crianças, menores de dez anos, no banco traseiro do carro. Acomode-as, de acordo com a faixa etária e o estabelecido na Resolução CONTRAN 277/08, no bebê-conforto, na cadeirinha, no assento de elevação ou presas ao cinto de segurança. Faça uma viagem de ida e volta segura. Preserva a sua vida e a de seus familiares. Se beber não dirija. Se for dirigir, não beba. Aproveite o carnaval. Trânsito é meio de vida, não de incômodos, tragédias, sofrimento e destruição.

Milton Corrêa da Costa
Tenente coronel da reserva da PM do Rio e estudioso em segurança de trânsito

COMPARTILHAR

Veja

também

Mesmo depois de 25 anos de obrigatoriedade, não usar cinto de segurança continua no TOP 5 das infrações de trânsito 

Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Brasileiros intensificam uso de celular ao volante e novo projeto de lei quer aumentar o valor da multa

Pesquisa mostra que 43% dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia

Perkons é uma das melhores empresas para trabalhar

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.