NOTÍCIAS

Acidentes com Crianças, por Cristina Baddini Lucas

NULL
Publicado em

    Vem aí mais um Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, data instituída pela Ong Criança Segura para gerar alerta e ampliar a discussão sobre este tema tão importante que é a prevenção de acidentes com crianças. O Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças é no próximo dia 30 de agosto.
     Um estudo da Ong, com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que o trânsito é responsável por 40% das mortes por causas externas (não  decorrentes de doenças) de crianças e adolescentes de até 14 anos. Há sete anos, o número de crianças vítimas fatais tem caído embora em um ritmo lento.  Em nenhum ano a redução foi superior a 7%. Em 2007, ano do último levantamento, 2.134 crianças morreram nas ruas e estradas de todo País. É importante ressaltar que qualquer criança, independentemente de sua classe social, está vulnerável à ocorrência de um acidente.
     Os atropelamentos são a principal causa de mortes de crianças no trânsito e respondem por 48% dos acidentes fatais. O número de meninos vítimas desses acidentes é praticamente o dobro do número  de meninas e a faixa etária mais atingida está entre 10 e 14 anos já que os meninos brincam mais pelas ruas, correndo, jogando futebol ou soltando pipas.  Por isso, eles são mais vulneráveis que as meninas.
     Julgamos que no trânsito a criança reage como os adultos, engano! Na verdade é que a criança não consegue pensar e reagir a vários estímulos ao mesmo tempo.  É difícil para uma criança observar o sinal luminoso e os veículos em movimento ao mesmo tempo.
    E mais, a criança procura sempre satisfazer as suas necessidades imediatas – jogar, movimentar-se e chegar à escola ou a casa rápido, ir ter com os pais que estão do outro lado da rua ou apanhar a bola. qualquer coisa é mais importante para uma criança do que dar a atenção ao trânsito.  A criança também não acredita na morte e portanto, não tem noção do perigo e dos riscos de morrer.
    A criança não é um adulto em miniatura! Só crescendo é que a criança aprende o essencial! Podemos e devemos ajudá-la, mas é preciso esperar que ela cresça!Nós é que temos de ser prudentes!
   Nós, adultos, é que temos que modificar o nosso comportamento!
    A prevenção é a principal saída para a redução dos acidentes, mas esta ainda permanece como um desafio. A prevenção não é encarada como prioridade no País. Muitas vezes é necessário que os problemas ocorram – dengue, AIDS, alagamentos, drogas – para só depois se analisar os prejuízos e planejar ações corretivas. Além disso, o acidente nem sempre é notificado e tratado como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções. Com a conscientização da sociedade, pelo menos 90% dos acidentes poderiam ser evitados com atitudes preventivas.
    A iniciativa é louvável!  Espero que as instituições se organizem  para desenvolver ações ligadas à prevenção de acidentes com crianças promovendo uma maior conscientização sobre o tema em suas comunidades. Todos podem participar: ONGs, escolas, universidades, órgãos públicos ou privados, parceiros ou não da Criança Segura. A ação pode ser um ato público na comunidade, uma atividade com alunos, um ensaio fotográfico sobre o tema, uma peça de teatro ou um documento direcionado ao prefeito da cidade por exemplo. Maiores informações no site: http://crianca-segura.ning.com/.

Cristina Baddini Lucas -&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Pesquisa mostra que 43% dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia

Perkons é uma das melhores empresas para trabalhar

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Lombada eletrônica completa 30 anos e já ajudou a salvar mais de 80 mil vidas

Homens continuam a ser mais imprudentes no trânsito

Perkons, uma das empresas mais inovadoras do país, completa 31 anos

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.