NOTÍCIAS

Acidentes com Crianças, por Cristina Baddini Lucas

NULL
Publicado em

    Vem aí mais um Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, data instituída pela Ong Criança Segura para gerar alerta e ampliar a discussão sobre este tema tão importante que é a prevenção de acidentes com crianças. O Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças é no próximo dia 30 de agosto.
     Um estudo da Ong, com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que o trânsito é responsável por 40% das mortes por causas externas (não  decorrentes de doenças) de crianças e adolescentes de até 14 anos. Há sete anos, o número de crianças vítimas fatais tem caído embora em um ritmo lento.  Em nenhum ano a redução foi superior a 7%. Em 2007, ano do último levantamento, 2.134 crianças morreram nas ruas e estradas de todo País. É importante ressaltar que qualquer criança, independentemente de sua classe social, está vulnerável à ocorrência de um acidente.
     Os atropelamentos são a principal causa de mortes de crianças no trânsito e respondem por 48% dos acidentes fatais. O número de meninos vítimas desses acidentes é praticamente o dobro do número  de meninas e a faixa etária mais atingida está entre 10 e 14 anos já que os meninos brincam mais pelas ruas, correndo, jogando futebol ou soltando pipas.  Por isso, eles são mais vulneráveis que as meninas.
     Julgamos que no trânsito a criança reage como os adultos, engano! Na verdade é que a criança não consegue pensar e reagir a vários estímulos ao mesmo tempo.  É difícil para uma criança observar o sinal luminoso e os veículos em movimento ao mesmo tempo.
    E mais, a criança procura sempre satisfazer as suas necessidades imediatas – jogar, movimentar-se e chegar à escola ou a casa rápido, ir ter com os pais que estão do outro lado da rua ou apanhar a bola. qualquer coisa é mais importante para uma criança do que dar a atenção ao trânsito.  A criança também não acredita na morte e portanto, não tem noção do perigo e dos riscos de morrer.
    A criança não é um adulto em miniatura! Só crescendo é que a criança aprende o essencial! Podemos e devemos ajudá-la, mas é preciso esperar que ela cresça!Nós é que temos de ser prudentes!
   Nós, adultos, é que temos que modificar o nosso comportamento!
    A prevenção é a principal saída para a redução dos acidentes, mas esta ainda permanece como um desafio. A prevenção não é encarada como prioridade no País. Muitas vezes é necessário que os problemas ocorram – dengue, AIDS, alagamentos, drogas – para só depois se analisar os prejuízos e planejar ações corretivas. Além disso, o acidente nem sempre é notificado e tratado como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções. Com a conscientização da sociedade, pelo menos 90% dos acidentes poderiam ser evitados com atitudes preventivas.
    A iniciativa é louvável!  Espero que as instituições se organizem  para desenvolver ações ligadas à prevenção de acidentes com crianças promovendo uma maior conscientização sobre o tema em suas comunidades. Todos podem participar: ONGs, escolas, universidades, órgãos públicos ou privados, parceiros ou não da Criança Segura. A ação pode ser um ato público na comunidade, uma atividade com alunos, um ensaio fotográfico sobre o tema, uma peça de teatro ou um documento direcionado ao prefeito da cidade por exemplo. Maiores informações no site: http://crianca-segura.ning.com/.

Cristina Baddini Lucas -&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.