Apesar de alguns excessos, após a instalação de equipamentos motoristas circulam de acordo com velocidade estabelecida para a via.
Números de infrações por excesso de velocidade registrados pelos Linces, mais conhecidos como radares, instalados em quatro avenidas da cidade, apontam que os motoristas de Campo Grande estão respeitando os limites de velocidade estabelecidos para as vias.
De novembro de 2008 a janeiro deste ano, dos 4,5 milhões que veículos que passarem pelos equipamentos, 99,92% estavam dentro do limite de 60km/h. Apesar do alto índice de respeito, os equipamentos registram alguns abusos. O lince instalado na altura do número 345 da avenida Três Barras, por exemplo, registrou veículo com velocidade de 187 km/h.
Os números apontam também que é na avenida Três Barras que acontece o maior número de infrações. Dos 1,2 milhões de veículos que passaram pelo radar instalado na altura do número 1.400, 1.944 estavam acima do limite de velocidade. Ou seja, o índice de infração neste ponto é de 0,1%, enquanto a média é de 0,08%.
Os equipamentos foram instalados pela Agetran para reduzir o número de acidentes em Campo Grande. Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) que mapeia os dados de acidentes no país aponta Campo Grande como a capital com maior número de mortos, 236 para uma população de 749.768. A taxa é de taxa de 31,5 mortes para 100 mil habitantes. Os dados usados na pesquisa são de 2005.
“Os equipamentos contribuíram pra reduzir a velocidade dos veículos nas principais vias da cidade. Agora o nosso desafio é encontrar uma solução para diminuir os acidentes com motociclistas. Nesta última semana tivemos três acidentes com vítimas envolvendo motos”, afirma o diretor da Agetran, Rudel Espíndola Trindade Junior.
Os Linces são equipamentos discretos, cuja função é manter a velocidade dos veículos que trafegam pela via em que estão instalados constante, dentro do limite estabelecido.
Ao monitorar o trânsito 24horas por dia, os medidores eletrônicos de velocidade têm a função de fazer com que os motoristas aprendam a circular pelas vias em que estão instalados com velocidade segura, de acordo com as regras de circulação indicadas pela sinalização.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.