NOTÍCIAS

1/3 das mortes de motoristas na Alemanha são de recém-habilitados

Peritos das seguradoras fizeram propostas para melhorar o processo de habilitação no país

Publicado em
l32611ulujd81zabzilo

Uma matéria publicada nesta segunda-feira (19) pelo jornal Die Welt revelou que um terço dos motoristas que morrem em acidentes de trânsito na Alemanha são recém-habilitados. A constatação fez os peritos em acidentes viários das seguradoras listarem mudanças que podem mudar esta realidade.
Segundo a matéria, para os peritos, somente aumentar o número de aulas não bastaria e propõem uma formação de mais fases: após um período de um a três meses da obtenção da carteira o instrutor faz uma aula prática para feedback e análise;  na sequencia é feito um curso sobre segurança na direção com discussão em grupo supervisionada e, por fim, de seis a 12 meses depois, há uma nova aula prática para análise.
Medidas semelhantes a estas foram implantadas na Áustria, que comemorou a redução de 30% nos acidentes com vítima entre os jovens condutores. Na Alemanha, em 2010, 508 motoristas morreram na faixa etária de 18 a 24 anos – o equivalente a quase um terço de todos os condutores de automóveis mortos.
Além da formação com mais etapas, os peritos sugerem ainda que os instrutores sejam mais bem treinados, que as autoescolas sejam submetidas a um controle de qualidade e que fatores locais sejam reforçados, como a condução nos pontos críticos da redondeza.


Peritos sugerem que após a obtenção da carteira de habilitação na Alemanha haja etapas posteriores para checagem da condução. (crédito: welt online)

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.