NOTÍCIAS

Primeira lombada eletrônica do mundo agora está na Escola Pública de Trânsito de Curitiba

A chamada 001 seguirá educando as próximas gerações de motoristas e pedestres 
Publicado em
1
001 agora está na Escola Pública de Trânsito de Curitiba

Após mais de três décadas de sua invenção a lombada eletrônica é sabidamente parte importante da segurança e regulamentação do trânsito. Esse reconhecimento também marcou a retirada da primeira unidade instalada em Curitiba (PR), substituída no fim do ano passado por um modelo de tecnologia mais avançada. Aproveitando as celebrações dos 330 anos da capital paranaense,  a mais antiga lombada eletrônica do mundo foi “transplantada” para a EPTran – Escola Pública de Trânsito de Curitiba, e será utilizada na promoção de educação para o trânsito. 

O equipamento surgiu a partir de uma história curiosa. No início dos anos 90, engenheiros da Perkons, empresa paranaense, sofreram um incidente ao passar por uma lombada física, e começaram a pensar em uma forma mais eficiente e menos abrupta de se reduzir a velocidade das vias. Até então, não existia no mundo qualquer equipamento similar. 

Esse foi o marco para, depois de muito estudo, trabalho e persistência, em 20 de agosto de 1.992 ser instalado o primeiro modelo da solução em uma das ruas mais movimentadas da capital, por meio de uma parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). E a chamada 001 funcionou, ininterruptamente, até sua retirada em 3 de setembro de 2.022, ajudando a salvar milhares de vidas e servindo de exemplo para tantas outras lombadas eletrônicas instaladas na cidade, no Brasil e no mundo. 

História, celebração e futuro 

Para homenagear a invenção que salva vidas, um encontro reuniu os fundadores da empresa e inventores da tecnologia Donald e Samuel Schause e o prefeito Rafael Greca. Eles repetiram a foto feita 30 anos atrás, quando foi inaugurada a 001.  

“Agradecemos ao prefeito Greca, que há 30 anos teve a coragem e a visão de implantar uma novidade, que veio a ser útil para salvar vidas, reduzir acidentes e ordenar o tráfego. Quero abraçar a equipe que participou do desenvolvimento, meus irmãos e sócios, Samuel e Walter, e a todas as pessoas que dão continuidade àquele sonho até hoje. Uma ideia só vale quando se torna realidade!”, comentou Donald Schause. 

Também participaram do encontro o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; Marilza do Carmo Oliveira Dias, secretária municipal do Meio Ambiente;  superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella; o diretor da Escola Pública de Trânsito, Claudionor Agibert; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; e o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil. 

Adotada em larga escala ao longo das décadas – e extrapolando as fronteiras brasileiras -, a lombada eletrônica e outros equipamentos de gestão de trânsito criados após a sua invenção já salvaram milhares de vidas. Hoje a Perkons está presente em mais de 490 municípios e 26 estados brasileiros. “Fico feliz em saber que a história da segurança de trânsito no Brasil será preservada e que a lombada eletrônica pioneira seguirá educando as próximas gerações de motoristas e pedestres em um lugar tão especial como o Bosque da Fazendinha, que abriga a EPTran”, completa Régis Nishimoto, diretor da Perkons. 

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nacimos del ideal de un tránsito seguro y desde hace tres décadas nuestros valores y espíritu pionero nos han permitido operar en el mercado ITS, atendiendo demandas relacionadas con la seguridad vial, el control electrónico de tránsito, la movilidad urbana y la gestión de tránsito.