NOTÍCIAS

Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

Tecnologia pioneira continua inspirando inovação, educação e respeito nas vias brasileiras
Publicado em
Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

No dia 20 de agosto, a lombada eletrônica completa 33 anos de existência e de contribuição concreta para a preservação de vidas no trânsito brasileiro. Desde sua instalação pioneira em Curitiba, em frente à Escola Municipal Francisco Derosso, em 1992, o dispositivo criado pela empresa paranaense Perkons segue como símbolo de inovação a serviço da sociedade.

Mais do que uma solução tecnológica, a lombada eletrônica representa um marco no comportamento urbano. Desde que surgiu, a partir da necessidade de criar uma alternativa mais eficiente e segura às lombadas físicas, ela revolucionou a forma como o excesso de velocidade é fiscalizado, gerando impactos duradouros na cultura da mobilidade.

“Quando criamos a lombada eletrônica, não visualizamos quão disruptiva ela era, nem que se tornaria um ícone da segurança viária. Mais de três décadas depois, ela continua salvando vidas e inspirando novos modelos de fiscalização que unem tecnologia, respeito e consciência coletiva”, afirma Luiz Gustavo Campos, diretor da Perkons e especialista em trânsito.

Ao longo desses 33 anos, a evolução foi contínua, tanto da tecnologia quanto da mentalidade da população. De um cenário com leis frágeis e comportamentos arriscados nos anos 1990, como a associação comum entre álcool e direção e o não uso do cinto de segurança, o Brasil avançou. Hoje, os dados falam por si: em pontos com fiscalização da Perkons, 99,9% dos condutores respeitam o limite da via.

Legado em movimento

A primeira unidade da lombada eletrônica, que operou por 30 anos initerruptamente, foi preservada como patrimônio histórico e educativo. A 001, como é chamada, integra o acervo da Escola Pública de Trânsito de Curitiba. Outra, da mesma geração, está no Memorial da Segurança no Transporte no Brasil (Volvo), e a terceira é um símbolo importante na sede da Perkons, em Pinhais (PR). “Mais do que relembrar o passado, esses marcos reforçam o quanto o respeito à vida deve estar presente em cada decisão no trânsito”, destaca Campos.

Além do efeito direto na redução de sinistros, a lombada eletrônica tornou-se uma aliada da educação para o trânsito. Ao alertar, monitorar e estimular a reflexão, ela contribui para a formação de condutores mais conscientes e para a proteção dos mais vulneráveis: pedestres, ciclistas e crianças. “Cada equipamento instalado carrega uma mensagem clara: no trânsito, a vida vem primeiro”, complementa o diretor.

COMPARTILHAR

Veja

também

Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

Projeto do governo visa reduzir custo da CNH e ampliar acesso à habilitação no Brasil

Perkons completa 34 anos reforçando o compromisso com vidas, cidades e futuro

Multas de trânsito vão custear CNH para pessoas de baixa renda

O risco invisível por trás das distrações ao volante

Contar corpos não salva vidas

Gentileza no trânsito também salva vidas

Desafios da mobilidade urbana exigem diálogo entre municípios de todos os portes

Maio Amarelo 2025 destaca a responsabilidade humana na mobilidade

Cuidados essenciais ao dirigir no outono sob condições de neblina

Nacimos del ideal de un tránsito seguro y desde hace tres décadas nuestros valores y espíritu pionero nos han permitido operar en el mercado ITS, atendiendo demandas relacionadas con la seguridad vial, el control electrónico de tránsito, la movilidad urbana y la gestión de tránsito.