NOTÍCIAS

Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula

Programas estaduais capacitam professores para formar cidadãos mais conscientes e ruas mais seguras
Publicado em
News504_Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula
Da sala de aula para as ruas, educação para o trânsito mobiliza professores em todo o país. Crédito foto: Detran/PA

Vários Departamentos Estaduais de Trânsito estão investindo em formação continuada de professores e agentes para fortalecer a educação no trânsito desde a infância. Iniciativas como no Pará, por exemplo, refletem compromisso com a segurança e cidadania.

O Detran-PA, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém, lançou o programa “Educação que Transforma Vidas”, que oferece formação teórica, material pedagógico (cadernos ilustrados, jogos e kits de sinalização) e acompanhamento, com o objetivo de  incorporar a educação para o trânsito no cotidiano das crianças desde a Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental.

Em Pernambuco, o “Professor Amigo do Trânsito”, coordenado pela Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, já mobilizou representantes de cerca de 80 municípios, formando uma rede com mais de 680 mil alunos atendidos no ensino fundamental.

Todo ano, os docentes da rede pública do Distrito Federal,  têm acesso ao “Curso Mobilidade e Trânsito” (120 h), oferecido à distância e em formato híbrido, com materiais didáticos e certificação, numa abordagem que privilegia a construção de uma cultura de paz no trânsito

No Rio Grande do Sul, a Escola do Detran-RS disponibiliza cursos gratuitos para professores com 24 horas/aula de formação, visando disseminar práticas seguras na mobilidade urbana

Esses programas demonstram uma articulação crescente entre órgãos de trânsito e de educação, integrando o tema “segurança viária” ao Projeto Político-Pedagógico das escolas e, ainda, formando multiplicadores capazes de promover a educação para o trânsito de forma contínua. “Formar professores e cidadãos para levar educação de trânsito às escolas é apostar em prevenção a longo prazo. Essas iniciativas são fundamentais para mudar a cultura viária. A Perkons apoia essa articulação entre educação e mobilidade, essencial para construir vias mais humanas e seguras”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito.

COMPARTILHAR

Veja

também

Velocidade, álcool e fadiga impõem riscos elevados em estradas e vias urbanas durante período de férias

Antes de pegar estrada, revise o carro e a pressa

Nove em cada dez vítimas fatais no trânsito são homens

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito alerta

Pedestre seguro: atitudes que salvam vidas no trânsito

Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula

Sextas e sábados são os dias como mais sinistros de trânsito no Brasil

Relatório de Transparência Salarial

Comportamento agressivo impacta na segurança viária

Multas de trânsito proporcionais à renda: um caminho justo para ruas mais seguras

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.