NOTÍCIAS

Vá e Volte

NULL
Publicado em

Dicas de segurança. Seja um motorista cauteloso. Preserve a sua vida e a dos outros.

Cuidados importantes na direção veicular:
1. Alimentação: Ao dirigir faça refeições leves, preferindo legumes, verduras e frutas. Evite frituras, gorduras, refrigerantes e condimentos, isto produz distensão abdominal, flatulência, torpor e sonolência.
2. Sono: Durma pelo menos 08 (oito) horas noturnas imediatamente antes do início da sua viagem. Lembre-se que o sono é fator comum para a ocorrência do acidente. Ao dirigir, sentiu sono, pare e durma.
3. Tempo na Direção: Recomenda-se que a cada 02 (duas) horas de direção veicular seja necessário uma pausa de 15 (quinze) a 30 (trinta) minutos, quando o motorista deve deixar o veículo e fazer uma caminhada ao redor e alongamentos. Não recomendamos que se dirija por mais de 06 (seis) horas por dia. Após 06 (seis) horas de direção veicular devemos dormir 08 (oito) horas para cada nova jornada de 06 (seis) horas.
4. Sobrecarga do Veículo: Conduza apenas o número máximo de pessoas permitido para o seu veículo. Cuidado com a carga, não exagere, distribua de maneira regular e mantenha fixada. O excesso de peso poderá ser causa de acidente.
5. Combustível: Se você está com a carga máxima do veículo, não encha totalmente o tanque de combustível. Assim você aumenta o peso, aumenta o consumo, ficando susceptível a acidente, e o combustível será um risco maior.
6. Animais: Cuidado com animais de estimação soltos no interior do veículo. Mantenha – os no banco traseiro, dentro de gaiolas ou com coleira e com supervisão de alguém. A movimentação do animal pode gerar problemas para o motorista.
7. Álcool e Drogas: Da mesma forma levam a euforia, depressão, redução dos reflexos, perda do medo e ao acidente.
8. Cigarro e Telefone Celular: São condições inseguras na direção veicular. O cigarro gera problemas respiratórios para os passageiros. A brasa do mesmo ao cair sobre o motorista, certamente irá ocasionar acidente. O telefone celular tira a atenção, concentração, diminui os reflexos e propicia o acidente.
9. Inspeção do Veículo: A inspeção do veículo é obrigatória antes e durante a viagem. A máquina, pneus, suspensão, freios, lanternas, faróis, etc., devem estar em perfeitas condições.
10. Ar Condicionado: Faça manutenção e higienização dos filtros e canaletas. Este é um equipamento que pode jogar no interior do veículo microorganismos que irão levar as doenças respiratórias acometendo motorista e passageiro.
11. Cuidado com Medicamentos: Alguns medicamentos são capazes de apresentar efeitos colaterais produzindo sono, torpor, reduzindo reflexos, etc. Isto gera acidentes.
12. Hidratação: Devido ao excesso de calor, mantenha-se bem hidratado e o ambiente bem ventilado.
13. Necessidade Fisiológica: Procure parar em locais em que o banheiro tenha boa higienização. Lembre – se quando viajar com animais domésticos que também necessitam de pausa para alimentar – se, ingerir líquidos e para as necessidades fisiológicas.
14. Pressa: Quem dirige não tem pressa. A pressa é fator indutor de sinistro. Se notar que isto está acontecendo com você, pare, salte, ande, faça alongamento, respire e acalme – se. É muito comum essa pressa surgir quando já estamos bem próximo do nosso destino. Breque e vá devagar.


Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior
Diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)
dirceu.rodrigues5@terra.com.br

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.