NOTÍCIAS

SNT: coordenadora do Denatran fala sobre o tema e ações do órgão

Publicado em

assessoria de imprensa Perkons

Nas vésperas do início da Semana Nacional de Trânsito, a Perkons entrevistou a Coordenadora Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Rita de Cássia Ferreira Cunha. Ela trabalha há mais de dez anos no setor e desde maio assumiu a coordenação. Formada em psicologia e especialista em educação para o trânsito, ela conversou sobre os trabalhos no Denatran, o tema da SNT e os desafios na educação de trânsito no Brasil. Rita de Cássia é ainda coordenadora da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito do Contran desde a sua primeira formação, em 1998, e assessora técnica do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.


Na sua opinião, qual a melhor forma de trabalhar educação de trânsito no Brasil?
Com relação às crianças, é fazer um bom trabalho nas escolas. É não pensar a criança como condutor, e sim como pedestre e como passageiro. É ensinar o respeito ao próximo e como se locomover neste espaço. A criança deve aprender como se portar como pedestre que ela é e mesmo dentro do veículo como passageira para sua própria segurança. O trabalho com adolescentes vai pela mesma linha, mas ele não gosta de receber as coisas prontas, ele gosta de questionar. Então é preciso fazer um trabalho levando informação para que ele possa refletir sobre sua atitude. Já os adultos precisam de campanhas contínuas que passem a informação principalmente para que esse adulto reflita seu comportamento. Não adianta dizer a ele apenas “”se beber não dirija””, você tem que fazer ele pensar nas consequências de seus atos, de como seu comportamento atingirá os demais.

Sábado começa a Semana Nacional de Trânsito 2010. Como foi a escolha do tema?
A escolha partiu da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, do Contran. A partir de uma pesquisa, de uma consulta da Sociedade Brasileira de Ortopedia e também através do projeto do Denatran Trânsito Consciente, verificou-se a gravidade das lesões das pessoas que não usavam o cinto de segurança no banco traseiro. Especialmente os jovens de ensino médio não usam. Assim, foi feita uma proposta da câmara para o Contran com esta justificativa, e foi acatado. Lembrando que a cadeirinha também vai ser trabalhada na SNT.

&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.