NOTÍCIAS

SNT: coordenadora do Denatran fala sobre o tema e ações do órgão

Publicado em

assessoria de imprensa Perkons

Nas vésperas do início da Semana Nacional de Trânsito, a Perkons entrevistou a Coordenadora Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Rita de Cássia Ferreira Cunha. Ela trabalha há mais de dez anos no setor e desde maio assumiu a coordenação. Formada em psicologia e especialista em educação para o trânsito, ela conversou sobre os trabalhos no Denatran, o tema da SNT e os desafios na educação de trânsito no Brasil. Rita de Cássia é ainda coordenadora da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito do Contran desde a sua primeira formação, em 1998, e assessora técnica do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.


Na sua opinião, qual a melhor forma de trabalhar educação de trânsito no Brasil?
Com relação às crianças, é fazer um bom trabalho nas escolas. É não pensar a criança como condutor, e sim como pedestre e como passageiro. É ensinar o respeito ao próximo e como se locomover neste espaço. A criança deve aprender como se portar como pedestre que ela é e mesmo dentro do veículo como passageira para sua própria segurança. O trabalho com adolescentes vai pela mesma linha, mas ele não gosta de receber as coisas prontas, ele gosta de questionar. Então é preciso fazer um trabalho levando informação para que ele possa refletir sobre sua atitude. Já os adultos precisam de campanhas contínuas que passem a informação principalmente para que esse adulto reflita seu comportamento. Não adianta dizer a ele apenas “”se beber não dirija””, você tem que fazer ele pensar nas consequências de seus atos, de como seu comportamento atingirá os demais.

Sábado começa a Semana Nacional de Trânsito 2010. Como foi a escolha do tema?
A escolha partiu da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, do Contran. A partir de uma pesquisa, de uma consulta da Sociedade Brasileira de Ortopedia e também através do projeto do Denatran Trânsito Consciente, verificou-se a gravidade das lesões das pessoas que não usavam o cinto de segurança no banco traseiro. Especialmente os jovens de ensino médio não usam. Assim, foi feita uma proposta da câmara para o Contran com esta justificativa, e foi acatado. Lembrando que a cadeirinha também vai ser trabalhada na SNT.

&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Uma das principais preocupações municipais é a gestão do trânsito

Como as cidades inteligentes apostam na tecnologia para uma gestão urbana mais eficiente

Lombada eletrônica completa 32 anos ajudando a salvar vidas 

Perkons celebra 33 anos de inovação e segurança no trânsito

Perkons Connect entra para o calendário nacional e passará por todas as regiões do país

Inovação e Gestão Urbana: temas centrais do Perkons Connect

Segurança no trânsito em foco no Perkons Connect

Primeira edição do Perkons Connect será em São José do Rio Preto

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.