NOTÍCIAS

Serviço perigoso

NULL
Publicado em

    Polêmico desde que foi apresentado, por causa dos inevitáveis riscos do serviço à segurança do usuário, sobretudo nas grandes cidades, o projeto de lei que regulamenta a profissão de mototaxista tem um ponto positivo. Em respeito à Constituição, segundo a qual compete aos municípios organizar ou prestar serviços públicos de interesse local, entre os quais o de transporte público de passageiros, o projeto deixa para as Câmaras Municipais a decisão de autorizar ou não os serviços de mototáxi e a competência para definir as condições em que esses serviços serão prestados.
    Se, como tudo indica, o projeto for sancionado pelo presidente da República, espera-se que os vereadores de São Paulo e de outros grandes centros urbanos ajam com sensatez e responsabilidade quando tiverem de decidir sobre a regulamentação dos serviços de mototáxi, simplesmente proibindo-os em seus municípios ou, pelo menos, os confinando a áreas onde sejam menores os riscos à segurança no trânsito.
    Em qualquer dos casos, a rigorosa fiscalização das autoridades municipais de trânsito será indispensável para evitar o aumento do número de acidentes envolvendo motos, que já respondem por cerca de 25% do total de acidentes de trânsito com vítimas em todo o País.
    O vereador paulistano Ricardo Teixeira (PSDB) pretende apresentar à Câmara Municipal nos próximos dias projeto sugerindo a criação do serviço de mototáxi na periferia da capital, mas proibindo-o no centro expandido. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) admitiu ser favorável aos mototáxis, mas o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, declarou que a entrada em atividade dos mototáxis seria uma “carnificina””.
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Maio Amarelo 2025 destaca a responsabilidade humana na mobilidade

Cuidados essenciais ao dirigir no outono sob condições de neblina

Relatório de Transparência Salarial

Relatório de Transparência Salarial

Perkons apresentou inovações para um trânsito mais seguro na Smart City Expo Curitiba 2025

Presença feminina nas vias promove segurança no trânsito

Aplicativos inteligentes ajudam empresas a monitorar motoristas e promover segurança no trânsito

Faróis acesos ou apagados? O que os condutores precisam saber

Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária

Contratação de transporte escolar requer cuidados

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.