NOTÍCIAS

Semana Nacional de Trânsito começa no próximo dia 18 de setembro

Poder público, empresas e associações promovem iniciativas de conscientização em todo país.

Publicado em
2yclwczsyl694ul3rajj

Semana Nacional de Trânsito (SNT) é uma campanha anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. É caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas em todo o país, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável à valorização da vida e uma mobilidade urbana segura.

Ações de conscientização são muito importantes, já que o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás somente da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. A intenção da ONU com a “Década de ação para a segurança no trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, 5 milhões de vidas até 2020 e campanhas como a SNT podem contribuir para melhorar a realidade no país.

Como em anos anteriores, também em 2019 o poder público, empresas e associações se unem para promover iniciativas em todo o Brasil. Uma das empresas engajadas no movimento é a Perkons, que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança no trânsito. “O nosso objetivo é ajudar na conscientização de que um trânsito mais humano e mais seguro depende de todos nós”, defende o especialista em trânsito e diretor da empresa, Luiz Gustavo Campos.

Não dê trabalho extra ao seu anjo da guarda

No Paraná, outra participante das ações da SNT é a Mobilis – empresa especializada em tecnologia para formação de condutores e para mobilidade urbana -, que em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e o poder público, vai levantar a bandeira da conscientização e prevenção de acidentes e mortalidade no trânsito na capital, Curitiba, e em diversas outras cidades do Estado.

“Estivemos durante esse ano tratando de parcerias e ações preventivas nos municípios, especialmente em relação ao consumo responsável de bebida alcóolica, que vão alcançar um grande número de pessoas durante a Semana Nacional de Trânsito”, explica o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo. Entre as ações está a distribuição de cinco mil porta-copos em bares e restaurantes do Estado, com mensagens visando a conscientização dos consumidores. “Programamos a interação de atores com os frequentadores dos bares e restaurantes que, vestidos de anjos da guarda e de forma lúdica e bem-humorada, vão apelar para o senso de responsabilidade de todos na construção de ruas e vias mais seguras”, finaliza.

Crédito: Divulgação

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre como atitudes individuais transformam o trânsito
COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.