NOTÍCIAS

Publicidade de veículos terá que incluir mensagem educativa

Medida vale também para propaganda de peças e acessórios

Publicado em

Desde o dia 30 de julho, toda publicidade de veículos, peças e acessórios deve estar  acompanhada de mensagem educativa de trânsito. A determinação é da Lei 12.006 que complementa o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
As empresas que não cumprirem a determinação estão sujeitas a advertência, retirada da publicidade e multa que varia de mil a cinco mil vezes o valor da Ufir.
Apesar da lei estar em vigor desde o dia 30 de julho, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  ainda vai regulamentar a medida e especificar o conteúdo e a forma de apresentação das mensagens educativas.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse, por meio da assessoria de imprensa, que ainda está estudando o conteúdo da nova lei e que a instituição vai dialogar com o Contran para ter mais informações sobre as regras que definirão os conteúdos a serem utilizados na peças publicitárias.
O diretor de criação da Master, Victor Afonso, não acredita na eficácia de aliar publicidade de veículos a mensagens educativas. “Do ponto de vista da criação, é difícil passar muita mensagem numa mesma propaganda. A mensagem educativa acaba ficando em segundo plano e perdendo a eficácia”, afirma.
Afonso acredita que seria mais eficaz a elaboração de meios que levassem as empresas a investirem uma cota em propagandas educativas. “Não haveria perdas em termos de mensagem e sairiam ganhando tanto os órgãos públicos quanto a indústria automobilística que mostraria apoio à direção responsável”, diz.
O publicitário lembra, no entanto, que “para poder dirigir, o motorista passa por um processo de formação e tem que seguir uma regra. É necessário ter mais fiscalização”.

Dê sua opiniao – acesse o site da Perkons www.perkons.com e dê sua opinião sobre o assunto respondendo à pergunta: você acredita que esta medida vai contribuir para a conscientização dos motoristas?

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.