NOTÍCIAS

Prêmio para a inimiga do planeta

NULL
Publicado em

    No Brasil, a motocicleta era, até o final dos anos 80, um veículo esportivo, limitado a um grupo pequeno de pessoas da classe média e alta. Mas nenhum bem de consumo teve o preço tão achatado nas duas últimas décadas e obteve como resultado o crescimento de 21% ao ano na produção de motocicletas.
    Após uma forte estratégia da indústria para a ampliação das vendas, houve um crescimento exponencial, de 129 mil unidades em 1990 para mais de 1,5 milhão em 2009. Estima-se em quase 10 milhões a atual frota nacional de motocicletas. A pergunta que paira no ar é: como essa mudança foi possível em um ambiente tão nebuloso para os outros setores?
    Com estímulos fiscais e um mercado potencial elevadíssimo, não foi difícil convencer multinacionais como a Honda e a Yamaha a se estabelecerem aqui e até a tradicional Harley-Davidson instalou sua única fábrica fora dos Estados Unidos em Manaus.
    Mas as razões não se esgotam ai. A proliferação das motos tem muitas causas. Uma é o custo menor que o de um carro. Há consórcios em que se pode comprar uma moto por 100 reais ao mês. A maior parte das pessoas que compra moto ganha um salário mínimo.
    A segunda razão é o menor custo de operação. Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos- ANTP, uma viagem de sete quilômetros num grande centro urbano custa 60 centavos numa moto; um real e 20 em ônibus; e um real e 80 de carro.
   A terceira razão é o tempo menor gasto nas viagens de moto. Nesse mesmo percurso de sete quilômetros, enquanto a moto gasta 16 minutos, o carro precisa de pelo menos 20 minutos e o ônibus de 43 minutos. Por isso muitos usam motocicletas para ganhar tempo. A agilidade de operação e sua relativa facilidade de estacionamento são contadas como uma grande vantagem.  
   A grande desvantagem é a insegurança, uma vez que o risco de acidentes com vítimas graves e fatais é cinco vezes superior ao de quem usa automóvel. Na cidade de São Paulo, por exemplo, as motocicletas já representam mais de 8 por cento da frota de veículos porém já  respondem por 29,5 por cento das mortes no trânsito no Brasil.
    Do ponto de vista ambiental, a moto é responsável por uma emissão de poluentes quase sete vezes superior ao volume de poluentes emitidos por um carro novo. Em 2000, uma motocicleta nova emitia 12 gramas de monóxido de carbono (CO) por quilometro, quantidade mais de 16 vezes maior que o volume de 0,73 gramas de CO emitidos por um carro em um quilometro rodado.  Em 2006, esse índice baixou para 2,3 gramas/km por moto contra 0,33 gramas/km por carro. Os dados referem-se a motos com motores de 150 cilindradas ou menos. O agravamento da situação climática mundial já se tornou uma verdadeira emergência planetária e nessa linha de pensamento me parece contraditório a Moto Honda da Amazônia ser homenageada com o certificado e selo de “Empresa Parceira da Natureza durante a 4ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente, com avaliação feita pelo IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, dentro do Tema Sustentabilidade “”O Caminho que Pode Mudar o Mundo””. O selo é concedido às empresas que demostram comprometimento e responsabilidade com as questões socioambientais, ao promover a defesa e a preservação do meio ambiente às atuais e futuras gerações. Realmente não dá para entender!

Cristina Baddini Lucas -&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.