NOTÍCIAS

Perkons lança nova edição de manual prático utilizado por gestores do transporte

A obra 'Medidores eletrônicos de velocidade - uma visão da engenharia para implantação' é considerada por especialistas do setor uma importante ferramenta na hora da checagem da instalação dos dispositivos de fiscalização

Publicado em
t8bfabxjjdyr69asnlu9

Nesse segundo dia do 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado pela ANTP, a Perkons trouxe a especialista em engenharia de trânsito, Lúcia Brandão, para o lançamento da segunda edição da obra “Medidores eletrônicos de velocidade – Uma visão de engenharia para implantação”, que teve seu primeiro lançamento realizado em 2006, também com o apoio da Perkons.
“O objetivo principal do livro é oferecer um método de redução e prevenção em acidentes de trânsito, em especial, os graves e fatais, além de oferecer aos órgãos uma nova proposta de estruturação. Na época da primeira edição, o Brasil ainda não contava com um método claro para o aumento de segurança na mobilidade. O que tínhamos disponível era um método proposto pelo programa PARE, do Governo Federal, que era de identificação de pontos críticos, mas nada conclusivo, o Brasil estava órfão neste sentido”, lembra.
Em um cenário que de ausência de um método claro mas, ao mesmo tempo, com exigência legal de haver estudos técnicos para implantação dos medidores, nasceu o manual. “Essa obra veio preencher essas lacunas. Nesses cinco anos, o manual foi distribuído para os órgãos gestores de trânsito em vários níveis e acabou virando referência, tanto técnica, quanto acadêmica. Mesmo não tendo o controle de todos os acessos à obra, fui procurada por inúmeros técnicos de todas as localidades”, afirma.
Segundo a mestre e doutora em engenharia pela USP, a cultura por um trânsito mais seguro cresceu no país “seja pela municipalização do trânsito ou pela importância que a mídia tem dado ao tema, ou também pelos grandes eventos esportivos que vamos receber, o fato é que essa cultura se consolidou e a busca por conhecimentos técnicos é natural”, analisa.
Segundo Lúcia, a disciplina de Engenharia de Tráfego é bastante incomum nos cursos de Engenharia Civil, assim como as obras no setor. “Então, se essa obra for amplamente utilizada, porque ela não tem somente o método, mas trata da segurança viária de forma simples e abrangente, acredito teremos pessoas mais capacitadas para trabalhar no trânsito com conhecimento de causa. Esse sim é o grande avanço”, conclui.
O engenheiro especialista em trânsito José Mario de Andrade, diretor da Perkons, explica que a empresa apoia esta obra para estimular a discussão sobre a melhor forma de implantar a fiscalização eletrônica e contribuir com soluções que apresentem um resultado eficiente na redução de acidentes fatais, com baixo custo e boa aceitação da população. “Esse livro apresenta um método que reúne essas características. Nosso objetivo é evitar acidentes graves e fatais, não apenas desenvolvendo e fornecendo equipamentos de monitoramento de tráfego, mas oferecendo ferramentas que contribuam para a qualificação das pessoas que trabalham na área”, afirma.

Saiba mais
Lúcia Maria Brandão é mestre em engenharia de transportes pela Escola Politécnica da USP, atua na engenharia de transportes desde 86.
A obra está disponível para download em Estudos & Pesquisas.


Autora Lúcia Maria Brandão distribuiu dedicatórias durante lançamento.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.