NOTÍCIAS

Moto: presença perigosa nas ruas da cidade?

NULL
Publicado em

    Com o aumento de facilidades para financiamento, o número de motocicletas no tráfego tem aumentado rapidamente. Em 2008, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) registrou cerca de 12,5 milhões de motos. A moto é mais atraente pela praticidade e pelo custo, de acordo com um leitor do Opinião e Notícia. “No fim das contas, chega a ser pelo menos metade mais barato que um carro, além de andar mais rápido.“ Mas, junto com o aumento deste tipo de veículo, tem crescido o número de vítimas em acidentes em todo o Brasil.
    De acordo com o ministério da Saúde, em 1990 houve 299 mortes com motocicletas. Em 2008, os registros chegaram a 8.734. Se considerarmos o número de feridos, somam-se a esse montante mais 161.785 pessoas.
    Além de causar vítimas, os acidentes terrestres ocasionados por todos os tipos de veículos geram gastos ao governo. De acordo com dados do site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são R$ 28 bilhões por ano entre despesas hospitalares, indenizações e outros custos envolvidos nessas ocorrências.
    Entre as principais infrações cometidas, estão excesso de velocidade, atropelamento, ultrapassagem de sinal vermelho e falta de equipamentos obrigatórios. Embora não seja proibida, a circulação de motos nos chamados corredores também é motivo de preocupação. “Motoqueiro praticamente fura todas as leis de trânsito. Sinal fechado com certeza é a mais frequente, mas tem ainda subir na calçada e andar na contramão“, afirma o leitor, que costuma usar motocicleta.
    No Brasil, a pouca fiscalização e a impunidade incentivam que os motociclistas cometam mais infrações. Apesar de o Denatran regulamentar as atividades de trânsito no país, percebe-se que há carência de políticas públicas bem planejadas e aplicadas para diminuir o número de acidentes.
    De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2009, dos países que compõem as Américas, apenas Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Jamaica, Bahamas e México (25% do total) afirmaram ter uma estratégia nacional de segurança nas estradas aprovadas pelo governo, que conta com objetivos mensuráveis e com financiamento específico para aplicá-las. Os Estados Unidos chegaram a investir US$ 838 milhões em 2008.

Layse Ventura


Originalmente publicado no site Opinião e Notícia em 02/04/2010.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.