NOTÍCIAS

Engenheiro disponibiliza software na Internet para programação semafórica

A ferramenta otimiza o semáforo para priorizar o transporte público em trechos críticos

Publicado em

Um software gratuito está disponível na Internet para auxiliar a programar o tempo de semáforos, considerando a prioridade ao transporte público. Além do cálculo do tempo dos ciclos e de abertura, o programa indica qual o melhor local para instalação de ponto de ônibus.

A ferramenta foi desenvolvida pelo engenheiro de Trânsito e editor do site Sinal de Trânsito Luis Molist Vilanova. Chamada de PO2S, ajuda a calcular o melhor tempo de defasagem – período entre o início e o final do tempo de verde entre sinaleiros sequenciais – quando há um ponto de ônibus entre eles. A proposta é minimizar inevitáveis atrasos e paradas.

Vilanova explica que o software não pretende resolver todos os problemas que envolvem os veículos da rede de transporte. “Seu objetivo é o de analisar os trechos mais críticos em termos de prioridade ao ônibus, que são normalmente aqueles que comportam pontos de ônibus muito carregados. Caberá ao técnico de trânsito decidir se a solução indicada pelo PO2S pode ser implementada sem prejudicar o desempenho de toda a rede”, alerta.

Serviço:
O PO2S é processado no servidor do Sinal de Trânsito. 
Clique aqui para acessá-lo.

 


COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.