NOTÍCIAS

DER/MG começa instalação de equipamentos para aumentar segurança nas estradas mineiras

Inmetro realiza aferição no 1º equipamento da Perkons na MGT 262.

Publicado em

Após assinar contrato em setembro, a Perkons, que faz parte de um dos consórcios vencedores da licitação para instalação de equipamentos nas rodovias estaduais de Minas Gerais, já começou a implantação de pardais e lombadas eletrônicas. O primeiro equipamento, uma lombada eletrônica que irá monitorar três faixas, está localizado na MGT 262, Km 3, na entrada do bairro das Nações, entre a capital Belo Horizonte e o município de Sabará. Para que o equipamento comece a funcionar é necessária a vistoria do Inmetro que acontece nesta sexta-feira (16), às 14 horas.
“A tecnologia empregada hoje pela Perkons é uma forte aliada à segurança e gestão de trânsito. As informações geradas pelos softwares contribuem para o planejamento do tráfego, auxiliando na tomada de decisões que contribuem para o ordenamento do tráfego e controle da velocidade”, afirma Walter Alberto Schause, diretor da Perkons.
A Perkons é a líder do consócio Estradas Mineiras e responsável pela tecnologia e manutenção dos equipamentos. O contrato de 30 meses prevê que sejam monitoradas 90 faixas de tráfego com lombadas eletrônicas; 126 faixas com Linces (pardais) e 36 faixas com Lince integrado ao sistema de reconhecimento de placas SafePK.
“Fizemos mapeamentos dos pontos críticos onde serão instalados os equipamentos. O principal objetivo com essa medida é o controle de velocidade e, desta forma, combater os acidentes”, aponta Ivan Godoi, gerente de operações de trânsito do DER-MG.
A instalação dos equipamentos faz parte do Programa Estruturador de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg) e que vai instalar ao todo 196 equipamentos medidores de velocidade no estado. Os investimentos nas rodovias mineiras somam R$ 98,5 milhões.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.