NOTÍCIAS

Coragem para interferir

por Paulo Pimenta*

Publicado em

Passado o período do carnaval, os jornais brasileiros dividiram os destaques de suas páginas e editoriais entre os sambas-enredo vitoriosos e a situação de tragédia que se viu pelas estradas de nosso país. De hora em hora, a mídia atualizava o “placar” das vítimas, que aumentou em quase 50% em relação a 2010.
A alegria dos desfiles contrasta, todo ano, com a dor daqueles que, após a Quarta-Feira de Cinzas, estão de “ressaca” pela morte de seus familiares. “Estradas nunca mataram tanto como neste carnaval”, trouxe a edição de 11 de março, do GLOBO. A seguir, as estatísticas: 4.165 colisões, 2.441 feridos e 213 mortes nas estradas federais.
Em 1996, o Parlamento aprovou lei que restringiu a publicidade de cigarro e de bebidas, como o uísque, a cachaça e outras. Entretanto, no texto do projeto, também estavam previstas restrições à propaganda da cerveja. Na época, as agências de publicidade trouxeram para o Salão Verde da Câmara cantores, artistas e desportistas conhecidos, e esse grupo de “especialistas” convenceu a sociedade de que era preciso colocar uma vírgula no projeto, excluindo a cerveja das restrições. E assim foi feito: o Congresso foi tolerante com a propaganda de cerveja.
De lá para cá, assistimos a uma queda no número de fumantes e a um aumento no consumo e na produção de cerveja, que cresceram em mais de 100%. Conforme dados do Ministério da Saúde, o índice de fumantes no Brasil, que entre as décadas de 80 e 90 era de aproximadamente 30%, hoje apresenta taxa de 15,5%. O Brasil passou a ser um dos países do mundo com maior velocidade de queda no número de fumantes. Especialistas em cardiologia são unânimes em afirmar que esse fator positivo é resultado da restrição da publicidade do cigarro.
No mundo, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito por ano, e o gasto com saúde pública anual para esses casos é de aproximadamente R$ 100 bilhões. No Brasil, são 60 mil mortes por ano, embora a estimativa seja o dobro em virtude de só entrarem para estatísticas as vítimas que perdem a vida no local do acidente. Os feridos são cerca de 500 mil e as despesas médico-hospitalares e previdenciárias no país são de R$ 40 bilhões por ano.
Os mortos na maioria são jovens, homens, perderam a vida nos finais de semana e no geral beberam, e beberam muito. Pesquisa do Programa de Álcool e Drogas da UFRJ mostrou que o álcool está presente em 75% das mortes no trânsito.
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde aprovou estratégia para conter essa violência. Em texto assinado por 193 países, foram propostas medidas para pôr fim a essa mortandade, como o aumento da tributação da cerveja e a restrição à propaganda da bebida.
Em muitos países, a propaganda de bebidas é regulamentada. Na França, ela é proibida na TV, e as mensagens publicitárias permitidas referem-se à qualidade do produto, com ênfase em sua origem e composição. No Brasil, o Conar, timidamente, orienta para que não se vincule a publicidade das cervejas a esporte, carros, mulheres, sinal de maturidade. Não é o que vemos por aí.
O Congresso não pautará essa matéria se não for pressionado pela sociedade, que por sua vez depende da mídia para se fazer ouvir. Tenhamos a mesma coragem que tivemos com o cigarro. Certamente, as estatísticas após esse período serão motivo de orgulho.

 

*Paulo Pimenta
Deputado federal (PT-RS). 

Originalmente publicado no site O Globo em 28/03/2011.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.