NOTÍCIAS

Chuvas e acidentes

NULL
Publicado em

    As alterações climáticas aliadas à queima de combustíveis fósseis são uma ameaça à vida das pessoas que moram nas cidades. O estrago que estamos fazendo no planeta é resultado direto do nosso estilo de vida. O anda e para dos paulistanos piorou agora com as chuvas diárias que estamos enfrentando. O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias de chuva. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, recomendo calma, prudência e muito cuidado. 

Cuidados
    Antes se sair, verifique se os limpadores de pára-brisas estão em bom estado. As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
    Uma dica legal para como conseguir uma boa visão enquanto dirige sob forte chuva acredite é usar óculos de sol enquanto dirige. Funciona bem quando chove muito. Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.

Aquaplanagem
    É quando o pneu perde contato com o solo e fica sem aderência, sem controle nenhum. Nessa situação o carro não te obedece. O efeito ocorre por excesso de água no solo, os pneus estão quase ou carecas e a velocidade é excessiva.
    Para evitar um acidente assim jamais freie bruscamente. O ideal é desacelerar e deixar que a força da gravidade coloque o carro em contato com o asfalto. Outra dica é sempre olhar pelo retrovisor. Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao automóvel ou não existem, infelizmente está perto de um possível desastre. 

Não arrisque uma travessia em um local alagado
    É impossível prever os obstáculos, buracos ou sujeiras que existem no asfalto. Em caso de enchente, por pior que seja, o ideal é abandonar o carro antes que ele comece a afundar. O Corpo de Bombeiros recomenda procurar um local alto e esperar o nível da água baixar. Deixe os vidros abertos, assim, o veículo ficará mais pesado e com menos chance de ser arrastado pelas águas, podendo acertas outros carros, batendo de um lado para o outro em postes e outros obstáculos. Jamais deve se ligar o motor, pois com ele molhado, os prejuízos se multiplicam.

Veja algumas outras sugestões:
    Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar.
    Engate a primeira marcha e só mude novamente após transpor o alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, pode entrar água no motor e ele desligará.
    Mantenha o carro mais acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita com que a água entre no motor.
    Se o escapamento for submerso e fizer um ruído diferente, como de bolhas, pare de acelerar imediatamente.
    Caso tenha que parar o carro, mantenha os pés na embreagem, coloque em ponto morto e pise no freio com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entra no motor.
    Se todas as recomendações forem seguidas, não teremos metade dos acidentes que vemos nos dias de chuva. Boa sorte!

Cristina Baddini Lucas
Especialista em Trânsito, Consultora do Diário
crisbaddini@dgabc.com.br e visite o blog: http://olhonotransito.blogspot.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Aumento nos combustíveis pode diminuir número de veículos circulando

Crianças e adolescentes por um trânsito mais seguro

Maio Amarelo mostra como cada pessoa pode salvar vidas

Cresce o número de mulheres motoristas profissionais

Tecnologia facilitando a vida dos condutores

Sinalizar corretamente um acidente evita mais vítimas e infrações

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Cruzamentos ainda são locais com grandes números de acidentes

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.