NOTÍCIAS

As dicas para uma viagem segura no feriadão

por Milton Corrêa da Costa*

Publicado em

Nesta sexta-feira, 12 de outubro, tem início, em território nacional, mais um feriadão. No final da manhã desta quarta-feira a imprudência de um pai, ao volante, causou uma tragédia familiar. Após uma ultrapassagem proibida o carro se chocou contra uma árvore, ficando totalmente destruído. O acidente ocorreu na BR-153, próximo a Porangatu, a 409 quilômetros de Goiânia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista forçou uma ultrapassagem e perdeu o controle da direção. Duas de suas filhas morreram, uma delas, de 11 anos, morreu no local. A irmã, de 5 anos, chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista, a mulher dele e outra filha, de 8 anos, foram levados para o Hospital Municipal de Porangatu e não correm risco de morte.
Tragédias como esta são perfeitamente evitáveis. Siga as dicas de segurança abaixo descritas e tenha uma viagem segura:
– Obedeça sempre as regras de circulação de trânsito.
– Não ultrapasse quando e onde for proibido.
– Em caso de pista molhada reduza a velocidade. Aumente a distância de segurança.
– À noite use faróis baixos. Ao entrar em túneis também faça uso do farol baixo (o farol alto só é permitido em vias sem iluminação pública).
– Em caso de neblina, cerração e nevoeiro use faróis baixos. Se dispuser de farol de neblina use-o junto com o farol baixo. Reduza a velocidade. Use as marcações da pista ou as luzes traseiras do carro à frente para prosseguir.
– Não transite pelos acostamentos. Constitui infração de natureza gravíssima.
– A cada duas horas pare num posto de combustível ou em outro local seguro para se refazer. Lembre-se que quando se transportam crianças elas ficam impacientes após um tempo de viagem.
– Use o cinto de segurança. Faça com que todos os ocupantes do veículo o utilizem. As crianças menores de 10 anos devem ser conduzidas no banco traseiro do carro, cada uma dispondo de equipamento de segurança correspondente (bebê-conforto, cadeirinhas, almofada de elevação   ou cinto de segurança) dependendo da faixa etária.
– Tenha cuidado especial com os animais que devem permanecer seguros e vigiados no banco traseiro do veículo.
– Faça uma revisão prévia em seu veículo antes de pegar a estrada.
– Certifique-se de que os documentos de porte obrigatório (CRLV e CNH) estão em dia.
Lembre-se que você, seus familiares e amigos devem chegar sem problemas ao local de destino e o que maior bem de todos e á vida humana. Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você ou os seus entes queridos. Não transforme o seu passeio em uma tragédia. Lembre-se que um trauma psicológico, após um grave acidente, muitas vezes é insuperável. Tenha uma viagem segura, sem pressa. Dirija com atenção e segurança. Se for dirigir não faça ingestão de bebida alcoólica. Preserve a vida. Aproveite o feriadão.

*Milton Corrêa da Costa
Tenente Coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro e estudioso em segurança de trânsito

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.