NOTÍCIAS

Aplicativos ajudam a manter a manutenção em dia

Cuidados com segurança, gastos e quilometragem são pontos fortes dos apps

Publicado em
82hpewqap9syl81smtx4

A tecnologia tornou-se grande aliada no processo de controlar os gastos e manutenções de um veículo. Com o crescimento de vendas de smartphones, a comercialização desses produtos subiu 55% no Brasil em 2014 na comparação com o ano anterior. Nesse cenário, passam a existir os aplicativos (apps) para os mais variados bolsos e gostos, inclusive sobre assuntos que envolvem cuidados com veículos e o trânsito. Planejados para oferecer maior segurança aos motoristas, os sistemas voltados para esse tipo de público funcionam como uma forma de lembrete a fim de avisar os proprietários dos veículos sobre quando deve ser feita a próxima revisão, os gastos com abastecimento, a média de consumo do combustível, entre outros.

Segundo o engenheiro e consultor automotivo especialista em segurança veicular e no trânsito, Marcus Romaro, além de alertar o condutor sobre a necessidade das manutenções periódicas, como a troca de óleo, filtros, calibragem ou substituição de pneus, os apps proporcionam maior segurança, uma vez que as condições do veículo serão mantidas dentro dos padrões estipulados pelas próprias montadoras. “Além disso, também podem servir como auxílio na aquisição de um veículo usado por permitir a checagem das placas, Renavam, chassi e demais dados rapidamente, evitando que se compre um veículo roubado ou alienado, por exemplo”, explica Romaro, que lembra que os aplicativos também podem auxiliar para alertar rapidamente sobre roubos, furtos ou para acionar o SAMU em caso de acidente.

O diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos, afirma que a tecnologia pode ser muito útil para ajudar na manutenção e controle de gastos do carro, mas deve ser utilizada de forma adequada. “O condutor não deve atualizar dados do aplicativo com o carro em movimento. Dirigir exige atenção exclusiva. Sempre que necessitar usar o celular, você deve parar ou estacionar o veículo em local adequado, para depois seguir dirigindo”, alerta.

Crédito: shutterstock.com

Apps são auxílio para que condições de veículo sejam mantidas dentro dos padrões estipulados pelas montadoras

A funcionalidade dos apps

São vários os aplicativos criados com o objetivo de proporcionar maior segurança e controle dos gastos para os motoristas, sendo que até montadoras, Ford e Fiat, também passaram a investir nesse mercado. O da Ford, Ford meu primeiro carro, oferece como recursos o manual do veículo, informações sobre segurança, manutenção, legislação de trânsito e de taxas como IPVA e DPVAT. Além disso, o app permite ao usuário criar lembretes e ainda buscar pela concessionária mais próxima. A Fiat oferece opção semelhante que exibe o manual do veículo, agenda a manutenção, verifica a situação do dia a dia e também localiza a concessionária mais próxima.

Há também aplicativos que foram desenvolvidos para qualquer modelo e marca, como o Carrorama. Voltado para a gestão e controle de todos os gastos que um carro pode gerar para o proprietário. O aplicativo torna possível controlar abastecimentos, manutenções e despesas como seguro, financiamento, impostos, multas, entre outros. Segundo o desenvolvedor responsável pelo aplicativo, Naian Alves, o objetivo é auxiliar o motorista a manter o seu carro com a manutenção sempre em dia e no controle dos custos. Para utilizá-lo, o motorista precisa, primeiramente, cadastrar o seu veículo no sistema. “Ao cadastrá-lo, o proprietário pode informar sua placa e o estado, assim o app irá avisar sobre o vencimento do licenciamento, por exemplo”, explica. Para otimizar o funcionamento, conforme abastece o carro ou realiza alguma manutenção, ele deve passar essas informações para o aplicativo – e dependendo do tipo de manutenção, o Carrorama irá gerar um alerta para lembrar quando deve ser a próxima visita à oficina. “A maneira como as pessoas utilizam varia bastante. Algumas somente para controlar abastecimentos, outras preferem cadastrar mais as despesas”, comenta Naian, que reforça que apesar de ser gratuito, todos os comentários e críticas dos usuários são levados em consideração na hora de desenvolver e aperfeiçoar o aplicativo.

Outro app que facilita a vida dos motoristas é o Carro 100%, um guia com orientações sobre troca e checagens de itens. Ao preencher o cadastro com as informações do veículo, é feita uma avaliação que calcula uma nota a partir dos dados. O usuário também pode compartilhar a nota do seu veículo no Facebook. Outra ferramenta, que pode ser utilizada com carros que tenham sistema de diagnóstico de bordo (OBD), é Torque. Ele analisa em tempo real os dados de desempenho do carro através do sistema OBD, além de ter informações como velocidade, rotação e temperatura do motor.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.