NOTÍCIAS

Alguns cuidados com seu carro podem colaborar muito com sua viagem

por Luiz Antonio Campos Lima*

Publicado em

Já havia escrito esta matéria, quando fomos surpreendidos por uma grande tragédia. Como nosso assunto sempre é a prevenção cabe-nos, então, ressaltar um pouco esse ocorrido na madrugada do último domingo, e dar mais ênfase ao mesmo. Claro, não iremos trazer de volta as vidas que se foram, mas vale muito bem lembrar, que esse ocorrido sirva mesmo de alerta e seja um exemplo para nossas autoridades (todos os níveis), visto os responsáveis diretos e indiretos neste fato.

A prevenção serve para muitos pontos, como a água parada, terrenos sujos, trânsito, saúde, enfim como já disse, existem muitos pontos a prevenir. Agora muitos departamentos irão se mobilizar no tocante à prevenção. Espera-se de agora para frente, isso não seja mais esquecido, não seja só ação de momento. Precisamos continuar a fiscalização, pois é preciso sim, evitar outras tragédias. Depois que a boiada já passou, não adianta fechar a porteira.

Voltando ao nosso assunto, orientamos que, sempre é preciso checar os itens de nossos veículos, e isso pode muito bem colaborar para vida útil deles, como para uma viagem tranquila e segura.

Sistema de freio – checar não só o freio de pedal, como também o de mão. Pastilhas e lonas desgastadas, observar o nível de fluído de freio em seu compartimento. “Meu carro é zero km, não preciso me preocupar com isso”. Sei de casos de veículos novos, onde ocorreu uma falha no sistema de freios. Então melhor prevenir do que remediar.

Amortecedores – Teoricamente a sua troca é recomendada em torno dos 20.000 km. Porém, é bom sempre fazer um teste, isso em virtude de problemas nas pistas.

Pneus – A calibragem deve ser feita toda semana, sempre calibrando primeiro o estepe. Nunca calibre os pneus depois de ter percorrido 2 km, isso pode prejudicar a calibragem, aumentando assim o desgaste desnecessário e o risco de acidentes. Se estiver viajando, então coloque duas libras a mais, e depois com os pneus frios, verifique a calibragem correta. Fazer o rodízio, em condições normais de uso, a cada 7.500 km.

O mais importante: procure levar seu veículo em uma oficina de confiança.

*Luiz Antonio Campos Lima
Sargento da PMESP e Coordenador do PROEDUTRAN/Laranjal Paulista/SP.

COMPARTILHAR

Veja

também

Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula

Sextas e sábados são os dias como mais sinistros de trânsito no Brasil

Relatório de Transparência Salarial

Comportamento agressivo impacta na segurança viária

Multas de trânsito proporcionais à renda: um caminho justo para ruas mais seguras

Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

Projeto do governo visa reduzir custo da CNH e ampliar acesso à habilitação no Brasil

Perkons completa 34 anos reforçando o compromisso com vidas, cidades e futuro

Multas de trânsito vão custear CNH para pessoas de baixa renda

O risco invisível por trás das distrações ao volante

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.