NOTÍCIAS

A lei que salva vidas

NULL
Publicado em

    Com a entrada em vigor da Lei 11.705, conhecida por Lei Seca, fica a certeza de que a proibição de conduzir veículo sob influência de álcool salve vidas. É importante salientar que se notou a mudança de comportamento do condutor em deixar de dirigir veículo automotor sob efeito de álcool no início da divulgação e entrada em vigor da lei seca, reduzindo de forma surpreendente o número de pessoas que dirigiam embriagadas.
    Isso é válido mesmo que a mudança tenha sido alavancada pelo medo da punição da multa, da suspensão do direito de dirigir por um ano e suas conseqüências.
    Entretanto, com a falta do equipamento etilômetro (bafômetro), número insuficiente de policiais para fiscalização e de exemplos de pessoas sendo punida de forma rápida pelos órgãos competentes, a lei caiu em descrédito e, mais uma vez, observamos um retrocesso na queda do número de acidentes e, consequentemente, mais vítimas e mortes no trânsito.
    Mesmo observando que a lei seca caiu em descrédito com as pessoas voltando a se arriscar ao volante sob efeito do álcool, tivemos ainda 46 vidas salvas e 500 pessoas que deixaram de ser vítimas de acidentes  se comparando com as estatísticas do ano passado no mesmo período, conforme cita a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Trafego).
    Algumas estatísticas mostram que os acidentes não diminuíram, mas peca ao excluir do cálculo o número de veículos que foram inseridos no trânsito nesse período, bem como o de novos condutores habilitados nas ruas. Porém, mesmo com este aumento citado, fica comprovado que o número de vítimas fatais e de feridos em acidentes de trânsito diminuiu.
    Fica evidente que a fiscalização e a aplicação das penalidades são de suma importância para uma mobilidade segura, porém é uma certeza que a educação deve estar sempre caminhando junto para que no futuro possa ser verificado claramente uma mudança no comportamento dos condutores de nosso país.
    O que se espera, no futuro, é que os condutores por si só adotem posturas responsáveis no trânsito sem a necessidade punitiva de uma lei. A prática da direção defensiva nada mais é do que respeito, educação e gentileza com o próximo.

Prof. Claudinei Tomas
Gestor e Especialista em Transito e Transporte

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.