NOTÍCIAS

A beleza maquiada do consumismo, por Aldinete Alexandre e Caroline Mendes

NULL
Publicado em

    Vivemos no mundo do TER e não do SER. Não estamos preocupados com as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco, mas se não encontramos nosso shampoo de marca predileta na prateleira do mercado, somos capazes de arrancar os cabelos por isso.
    A era do consumismo chegou. O consumismo desnecessário, claro! A sociedade narcisista não se contenta com o pouco que possui e sua utilidade. O ego fala mais alto. O egocentrismo está tornando as pessoas reféns da mídia, de suas idéias de família feliz, do modelo de profissional bem sucedido e do corpo perfeito. Os homens querem sempre mais e, é aí, que chega a infelicidade por não conseguir alcançar os avanços da tecnologia.
    Tudo isso acontece, com mais frequência, na relação de consumo de veículos automotores. A sociedade não se contenta em ir e vir com segurança, ela pensa nesse direito fundamental atrelado ao status de ter um carro “do ano“ e quanto mais potente melhor.
    Ter um veículo “daqueles“ é sinônimo de poder e ter sinônimo de poder é se achar melhor que os outros e é a partir daí que surge o espírito de ausência de coletividade que tanto vem fazendo das nossas vias públicas um palco de tristeza.
    Enfim, até que ponto vamos continuar a mercê desse modelo de sociedade imposto e capaz de retirar das pessoas seus ensinamentos de civilidade e ética? Ou será que não se retira ensinamentos da população, visto que elas já crescem no meio do consumismo e tem o entendimento de “quem tem mais e melhor, é o melhor“ desde pequenos?
    Se assim for, quem será a nossa esperança para um futuro mais seguro, civilizado e humano? Com a palavra, a sociedade narcisista!

Aldinete Dantas Alexandre
Técnica em Educação de Trânsito – alda__ale@hotmail.com
Caroline Machado Tavares Mendes
Diretora de Educação de Trânsito – carolmachado21@hotmail.com

“

COMPARTILHAR

Veja

também

Relatório de Transparência Salarial

Setembro concentra datas que reforçam um mesmo desafio: tornar o trânsito mais seguro para todos

Muito além da carga

Estudo aponta queda de 22,5% nos sinistros após fiscalização eletrônica em corredores com Faixa Azul

Dia Nacional do Ciclista: atitudes simples ainda evitam alguns dos principais riscos para quem pedala 

Aos 34 anos, a lombada eletrônica mostra que tecnologia eficiente não envelhece

Boas políticas públicas também aprendem

Julho celebra quem faz o trânsito acontecer e reforça que segurança viária é responsabilidade de todos

O trânsito mudou nos últimos 35 anos, mas o propósito de salvar vidas continua

Férias de julho exigem atenção redobrada no transporte de crianças

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.